Também conhecido como ‘Rota do Peixe’, o Distrito de Bonsucesso é uma das localidades mais antigas, dando origem a outras comunidades que hoje também têm sua tradição reconhecida como Pai André, Capão Grande, Souza Lima, Praia Grande e Limpo Grande. Bonsucesso é berço das mais tradicionais manifestações culturais da cidade. Ao longo de décadas, tornou-se referência em gastronomia e está no radar de boa parte dos turistas que chegam a Mato Grosso, contribuindo para o fomento do turismo local e promovendo a ‘exportação’ das tradições e culturas, representadas no artesanato e na tecelagem.
O Distrito abriga, desde 1980, a tradicional Festa de São Pedro, em celebração aos pescadores, realizada todo dia 29 de junho e que reúne milhares de pessoas de toda a Baixada Cuiabana.
Como destaca o prefeito de Várzea Grande, Bonsucesso abriga uma comunidade acolhedora e muito tradicional. “Não tenho dúvidas de que o melhor peixe de Mato Grosso é servido nas peixarias de Bonsucesso. Essa comunidade pacata, aprazível, segue, mesmo próxima de grandes vias comerciais da nossa cidade, quase que intocada. Aqui as tradições são resguardadas e passadas de geração em geração”.
Nos últimos anos, Bonsucesso recebeu inúmeras obras e ações da prefeitura. “Estação de tratamento de água, reforma da escola municipal, pavimentação e apoio logístico para realização de todas as manifestações culturais da comunidade. O poder público municipal está presente junto à comunidade.
O mais recente investimento foi entregue em maio, durante a programação dos 156 anos da cidade, quando Bonsucesso recebeu a reforma do miniestádio Cândido Jordão de Magalhães. O espaço, que agora também conta com brinquedos e academia ao ar livre, foi reformado, com vestiários novos, arquibancada e um campo de grama tratada, com medidas quase oficiais.
“Entregamos esse miniestádio, como um presente para Várzea Grande e para a comunidade de Bonsucesso, e acho que é o melhor campo que temos. Estamos investindo na infraestrutura de nossa cidade, não só do centro, mas de todas as comunidades”, afirmou o prefeito. Foi um investimento de pouco mais de R$ 1,15 milhão.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, Bonsucesso é o maior ponto turístico de Várzea Grande. “Temos peixarias que fazem parte do Cadastur, do Ministério do Turismo, o que comprova o nível de excelência do serviço prestado, nesse caso, chancelando a culinária local e promovendo a localidade para todo o País e até mesmo, ao exterior”.
A realização da festa que celebra os 200 anos é uma iniciativa da Comissão Organizadora de Bonsucesso, juntamente com a Associação de Moradores. “Como para toda e qualquer manifestação cultural na cidade, a prefeitura, por meio das suas secretarias, oferta todo o apoio logístico e de divulgação. Somos sempre parceiros e nesses 200 anos não seria diferente”, pontua Caetano.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS 200 ANOS DA FESTA DE BONSUCESSO:
DIA 13 – 7h30 – Entrega de Moções de Aplausos aos moradores e outras pessoas como forma de reconhecimento aos serviços prestados à comunidade, nas dependências da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’
8h30 – Desfile Cultural dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’ e apresentação da Banda Municipal
Dia 14/10 - 17h - Abertura dos Festejos
Das 17h05 às 01h - Feira Gastronômica e Cultural
Fanfarra da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) ‘Dirce Leite de Campos’
Apresentação de dança “Festa de São Pedro”, com alunos da EMEB ‘ Padre Luis’
Apresentação de Siriri Primos e Primas
Apresentação de rasqueado com alunos da EMEB de Bonsucesso ‘Maria Barbosa Martins’
Apresentação Divino Siriri
Apresentação da Banda Municipal
Show da Banda Signo
Banda Toque de Prazer
Banda Scort Som
Banda Adrenalina
Banda Sensação
Dia 15/10 – 07h – Missão em Ação de Graças pelos 200 anos de Bonsucesso, na Igreja do Divino e com ´Chá co Bolo’.
9h – Torneio de futebol, no miniestádio
*Informações ou detalhamentos sobre o cronograma das comemorações podem ser obtidos diretamente com os moradores, por meio do telefone: (65) 99920-6263, com Wesley.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!