PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

VERdade

Coral Infantojuvenil 'Canto da Gurizada' encanta em apresentação na Praça Alencastro

Por SEcom PMC
Publicado em 14-12-2023 às 09:21hrs
Primeira-dama Márcia Pinheiro destaca evento inesquecível

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro,  acompanhou, na tarde desta terça-feira (12), na Praça Alencastro, a apresentação especial de encerramento das atividades do ano letivo de 2023 do Coral Infantojuvenil ‘Canto da Gurizada’.

No evento, Márcia Pinheiro falou sobre o Natal da Gente 2023,  com uma extensa programação nos bairros de Cuiabá e a apresentação dos estudantes, que foi inesquecível.

“O Natal é isso, emoção, e a gestão Emanuel Pinheiro quer levar essa emoção para as famílias cuiabanas, para celebrarmos o Natal! O Coral Infanto-Juvenil Canto da Gurizada é um sonho concretizado. Uma bela apresentação. Estão todos de parabéns, os estudantes e os profissionais, pelo empenho e dedicação”.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, lembrou que este é o sétimo ano que a Educação de Cuiabá fecha com chave de ouro as atividades do ano letivo. “O coral era um sonho nosso e da primeira-dama Márcia Pinheiro. Hoje estamos com 110 estudantes e todos participaram, todos cantaram. A educação de Cuiabá tem avançado e muito, lembrando que a arte interfere de maneira positiva no processo ensino aprendizagem, incentivando os estudantes para a leitura e a escrita”, salientou Edilene Machado.

Na apresentação, os estudantes de 11 unidades educacionais da rede pública Municipal apresentaram as canções "De gotinha em gotinha", de Paulo Tatit; "Pout-pourri - rasqueado e siriri"; "Cuiabá, musa querida", música autoral do professor Alvani Almeida e estudantes da EMEB Maria Elazir; "Capital do rasqueado", música autoral do professor Fernando Reis e "O Natal é tempo de amar", de Debby Kerner.

Familiares presentes à apresentação se emocionaram. Cleunice da Silva Santana foi especialmente ver a neta se apresentar, Maria Antonela. “Acompanhamos as apresentações na escola e é emocionante ver ela se apresentando aqui. O rasqueado, no canto das crianças, ficou muito bonitinho. Fiquei muito emocionada. Me lembrei das cantigas que minha mãe canta", disse a avó, orgulhosa.

Stefani Maciel Rodes, mãe do Lucas Rodrigues, estudante da EMEB Ana Tereza Arcos Krause, disse que sempre se emociona muito quando vê seu filho se apresentar. “Quase choro. Acompanhei a evolução dele, desde o início do ano, para chegar até aqui. É muito emocionante”. Lucas toca flauta doce na banda da escola. “Tem que ter muita habilidade para tocar flauta doce”, disse ele depois de dar um ‘palhinha’, do que iria apresentar.

O momento também foi marcante para Lucas Daniel de Amorim Souza, estudante da EMEB Silva Freire. Ele contou que superou a timidez e disse que apresentar na Praça foi uma experiência muito boa. “No início foi difícil, tinha vergonha, mas meus colegas me ajudaram. Gosto muito de cantar”, disse ele.

Heloisa Oliveira e Silva, estudante da EMEB Filogônio Correa disse que está adorando participar do coral. “Incrível, estou adorando. Gosto muito de cantar 'O Natal é tempo de Amar'. No começo fiquei nervosa mas depois foi ‘incrivelmente incrível’, disse ela.

Coral ‘Canto da Gurizada”

O Coral Infanto-Juvenil ‘Canto da Gurizada’, formado por estudantes do 4º Ano, na faixa etária de 9 a 10 anos, foi criado em julho do ano passado como um projeto piloto, com o objetivo de promover atividades artístico-musicais para os estudantes da rede pública municipal, com ênfase na educação musical e formação de público.

Regido pela professora Eliane de Castilho Lírio tem em seu repertório canções da cultura popular regional, de compositores cuiabanos e mato-grossenses; músicas brasileiras de compositores renomados, músicas do cancioneiro folclórico brasileiro e da cultura de outros países.

 

Acompanharam a apresentação a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar e profissionais da Educação.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais