Sua atuação como parlamentar na Capital federal mostra que seu trabalho está voltado para a defesa da mulher, educação, segurança, municipalismo e saúde. Entre os projetos de destaque, está a Lei 14.164/21 em vigor e cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher em todas as escolas privadas e públicas do país.
“Esse projeto nasceu numa parceria com os estudantes da Escola Notre Dame de Lurdes, em Cuiabá, foi aperfeiçoado por nós aqui no gabinete e então, apresentado no Congresso. Felizmente aprovado e ano que vem será realidade em todo o país. Ainda sobre o tema, propus em 2019 um PL que inclui a utilização de tornozeleiras eletrônicas, ao o agressor que não obedecer a medida protetiva”, disse Emanuelzinho.
Durante seu primeiro mandato, o deputado explica que mais de 80 municípios de Mato Grosso receberam emendas parlamentares, totalizando um montante de R$110 milhões divididos entre eles. “O total incluiu recursos já na conta das prefeituras e também, a serem liberados. São recursos para educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento e outros setores”, lembrou ele.
Cumprindo mandato até 2022, Emanuelzinho entende que ainda é cedo para se falar em reeleição, no entanto, alerta que, está focado em entregar o trabalho que planejou no primeiro mandato. “Devo fazer um balanço do que podemos também continuar fazendo por MT, mas sobre projeto somente no próximo ano devo ter algo mais concreto para divulgar”, prevê o deputado.
No entanto, Emanuelzinho, acha que o estado de MT precisa buscar uma alternativa para a situação “punitiva e maldosa, que se encontra hoje que está sobre o pretexto de arrecadar ao máximo, sacrificando a vida dos trabalhadores, especialmente servidores públicos, pequenos e médios empresários”, falou ele. “Ou seja, sempre atingindo quem mais precisa do estado”, emenda.
O deputado acredita que é possível fazer uma gestão fiscal, investimento social e coisas que o atual governo, segundo ele, tem ignorado. “Ou seja, é preciso que a oposição estude tudo isso e crie estratégias, planos, ações e políticas para equilibrar essa conta para Mato Grosso”, aponta.
Nessa linha política citada por Emanuelzinho, o deputado afirmou que vários setores do Estado necessitam de melhorias. “Primeiro é preciso lembrar como o território de Mato Grosso é extenso, ou seja, é preciso do serviço público de ponta a ponta para que o estado funcione, caminhe. Especialmente distritos, zona rural, precisam muito da atenção do estado em investimentos na educação, saúde e tantos outros temas, que o governo só tem pensado em fazer obras eleitoreiras” destacou ele.
O primeiro mandato de Emanuelzinho é considerado de responsabilidades e grandes desafios. “Como tive a oportunidade de crescer em uma família política, eu já conhecia os bastidores. Porém, quando o mandato é seu, a responsabilidade é diferente, assim como os desafios aqui no Congresso e no estado. Preciso a cada dia me superar, mostrar meu trabalho, as propostas e o meu projeto que enxergo como saudável e positivo para MT”, comenta.
“É o que eu busco todo dia, projetos de lei, trabalho de fiscalização, articulação para viabilizar os recursos que tem chegado nas prefeituras e que eu acredito, que é o meu papel. Fazer essa ponte entre Mato Grosso e o Governo Federal, funcionar como tem funcionado bem”, diz.
Apoio da família – Para chegar ao cargo de deputado federal, Emanuelzinho argumenta que sempre contou com ajuda da família, com aprendizado, companheirismo, amor, carinho e apoio.
“Cresci em berço político, então escutei as histórias do meu avô e sua carreira pública, vi como a influência paterna tocou meu pai também e mesmo antes da carreira política, já sentia muita vontade de trabalhar pela sociedade. Com esse pensamento, o que posso dizer é que viver em família é algo muito positivo, que me ajuda, me dá força e também é um espaço de muito respeito”, acredita o parlamentar.
Projetos futuros – Na visão do deputado, a população de Mato Grosso pode esperar bastante trabalho propositivo para os municípios. “Os mato-grossenses sabem que as portas do meu gabinete sempre estão abertas, pois acredito sim no mandato participativo. Vamos continuar o nosso mandato com um trabalho propositivo, ouvindo as demandas dos municípios, buscando junto ao Governo Federal as reuniões, articulações necessárias para destravar os recursos, as obras e entregas que a população aguarda há tanto tempo e também, criando novas ações e políticas para melhorar a qualidade de vida”, revela.
A pandemia também foi citada por Emanuelzinho como um desafio para todo o País, principalamente, na área econômica e desenvolvimento social. “Um primeiro mandato enfrentando uma pandemia sem dúvida foi um desafio, mas que pra mim, também veio com muito aprendizado, pois foi um ano em que aprovamos muitas pautas importantes e mesmo com as limitações, isolamento, conseguimos viabilizar investimento, vacinas, materiais de trabalho e atendimento para as pequenas regiões que estavam esquecidas”, conclui o deputado.
Municípios que receberam emendas e recursos do deputado Eanuelzinho:
Alto Taquari, Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Paraguai, Apiacás, Araguainha, Araputanga, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Carlinda, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Colíder, Comodoro, Cuiabá, Curvelândia, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D`Oeste, Gaúcha do Norte, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Luciara, Mirasol D`Oste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Verde Monte, Nova Olímpia, Nova Xavantina, Novo Mundo, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingú, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, São José do Rio Claro, São José do Xingú, São José dos Quatro Marcos, São Pedro de Cipa, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!