Dorival Júnior em Avaí x Flamengo — Foto: R.Pierre/AGIF
Soluções interessantes no decorrer da partida, volume na produção ofensiva, tabus quebrados e três pontos na tabela. Dorival apresentou novos planos de jogo para o Flamengo diante do Avaí na Ressacada, e eles continuam dando certo.
Com organização para furar a defesa de um adversário bem armado por Barroca, o Flamengo começou com um losango no meio de campo, não viu o logo fluir, e mudou para um triângulo com Arrascaeta solto e mais próximo de Gabriel, Pedro e Éverton no segundo tempo. Estratégia ousada e determinante para a virada com Pedro mais uma vez decisivo.
As marcas quebradas dão o tom do peso do resultado. O Flamengo nunca tinha vencido o Avaí na Ressacada em jogos oficiais e ainda não tinha engatado três vitórias consecutivas no Brasileirão. A arrancada não foi suficiente para colar no líder Palmeiras, mas deixa o time na zona da Libertadores ao término do turno.
Avaí x Flamengo - Melhores Momentos
O Flamengo até começou bem a partida em Florianópolis com marcação alta e ações bem verticais, principalmente pela direita. O calor das 11h da manhã e a qualidade do Avaí, por sua vez, logo equilibraram o jogo, com os catarinenses perigosos no jogo aéreo.
O gol de Pottker, anulado pelo VAR, foi um alerta aos rubro-negro, que não conseguiam sair com velocidade nos passes para encontrar espaços. Diego não funcionou como primeiro volante dessa vez e faltou dinâmica. Ainda assim, o 0 x 0 no intervalo se deu muito por duas chances claras perdidas por Gabigol.
Dorival mexeu no intervalo e fez o que ele mesmo definiu como dois triângulos. Éverton Ribeiro recuou para ser volante alinhado com João Gomes, melhorando a saída de bola, e Arrascaeta ficou no vértice da ponta com liberdade para flutuar.
Arrascaeta, Rodinei e Vidal, em Avaí x Flamengo, pelo Brasileiro — Foto: Divulgação: Gilvan de Souza/Flamengo
Éverton Cebolinha, que substituiu Diego, abriu o campo com profundidade pela esquerda, Gabriel fazia o mesmo pela direita, e Pedro ficou centralizado. A estratégia deu muito certo, com Ribeiro eficiente na busca por espaços para Arrascaeta receber a bola com liberdade entre linhas.
Antes dos ajustes, porém, o Avaí abriu o placar com Arthur Chaves na jogada cantada desde o primeiro tempo: bola aérea. Após escanteio, Matheuzinho e Ayrton Lucas vacilaram na marcação, Santos pediu saída de bola, demorou a se posicionar e sofreu o gol.
O Flamengo, entretanto, sabia o que fazer, sabia do plano de Dorival, e assim foi. Matheuzinho cruzou para Pedro empatar e o time começou a enumerar chances perdidas diante de Vladimir.
Cebolinha, Pedro e Pablo comemoram gol do Flamengo — Foto: Divulgação: Gilvan de Souza/Flamengo
Gabriel, duas vezes, e Arrascaeta pararam no goleiro em um segundo tempo onde o Flamengo finalizou 13 vezes, sendo seis na direção do gol. Uma avalanche para cima de um Avaí que não se privou de atacar.
Com o jogo aberto, Dorival colocou Vidal e Rodinei em substituição que acabou sendo determinante no gol da virada. O chileno roubou a bola, João Gomes serviu Arrascaeta, que tabelou com Gabriel e tirou do goleiro. Bressan salvou, mas no rebote o uruguaio colocou a bola na medida para Pedro escorar: 2 x 1.
O Flamengo de Dorival apresentou alternativa, variação tática, e frieza diante do Avaí. Vitória importante e difícil. Os tabus quebrados e a organização do adversário comprovam isso.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!