Recentemente lançado pelo Governo Federal, sob a gestão do presidente Lula, o novo PAC tem o objetivo de promover o desenvolvimento de grandes cidades com obras de todos as formas. A articulação para o projeto começou com o deputado federal Emanuelzinho, que já havia começado os estudos de viabilidade, com o aval do Governo Federal.
O projeto tem como objetivo melhorar o transporte público em Cuiabá, tornando-o mais sustentável, confortável e respeitoso com os usuários. A proposta de implantação do VLT apenas na capital foi tema de uma Audiência Pública realizada em 18 de setembro, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito e do deputado Emanuelzinho, que enfatizou sua preocupação sobre o futuro de Cuiabá e Várzea Grande com a implantação do BRT e ratificou seu empenho em trazer para a capital uma alternativa mais moderna e bem planejada para Cuiabá.
Durante a entrevista, Emanuel revelou que já apresentou o projeto ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e aos técnicos responsáveis, que demonstraram entusiasmo com a proposta. “Estamos aguardando orientações claras sobre como proceder com o cadastramento do projeto e se é necessário apresentar uma proposta mais detalhada. Nosso foco principal é garantir que o sistema atenda aos milhares de usuários de transporte coletivo da capital, proporcionando comodidade e respeito. Cuiabá precisa olhar para o futuro e buscamos adotar o que há de melhor e mais moderno em termos de transporte público sustentável. Cuiabá tem um grande potencial para alcançar esse objetivo”, disse Pinheiro.
O gestor municipal também mencionou que está em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – CREA/MT para avançar na apresentação do projeto básico ao governo federal. Ele enfatizou que o projeto é exclusivo para Cuiabá e será totalmente financiado pelo Governo Federal.
Quanto à rota do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Cuiabá, o prefeito indicou que há a possibilidade de ajustes, visando equilibrar o sistema de transporte e atender a diferentes áreas da cidade. Ele ressaltou a importância de valorizar o centro histórico da cidade e proporcionar comodidade e respeito aos milhares de usuários de transporte coletivo.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!