O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, conhecido como Emanuelzinho (MDB-MT), foi um dos únicos dois parlamentares de Mato Grosso a votar contra a PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados. A proposta, aprovada na terça-feira (16) por 344 votos a 133, dificulta a abertura de processos criminais e a prisão de deputados e senadores. Ao longo dos sete anos de mandato, algumas votações do deputado chamam atenção pela coerência com a defesa dos interesses populares.
Dos oito deputados federais que representam Mato Grosso, apenas Emanuelzinho e Juarez Costa (também do MDB) se posicionaram contrários à medida, enquanto todos os integrantes da bancada bolsonarista votaram favoravelmente: Gisela Simona (União Brasil), José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL), Rodrigo da Zaeli (PL), Coronel Assis (União Brasil) e Coronel Fernanda (PL). O voto do parlamentar de 30 anos reforça um padrão de atuação que o distancia dos demais representantes do estado, mesmo não sendo de um partido tradicionalmente de esquerda.
A PEC aprovada estabelece que será necessário o aval da maioria dos deputados ou senadores, em votação secreta, para abrir processo criminal contra parlamentar. A proposta também amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos com representação no Congresso.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!