PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

ECONOMIA

Empreendedora mato-grossense inova ao desenvolver produtos veganos e sustentáveis com bioativos amazônicos

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 26-08-2024 às 09:25hrs
A engenheira química, Cecília Viveiros, tem 28 anos e começou a empreender após uma necessidade pessoal de consumir cosméticos com formulações naturais

Durante a graduação em Engenharia Química, a cuiabana Cecília Viveiros encontrou em uma necessidade pessoal a oportunidade de ter o próprio negócio relacionado a um propósito de vida. Há três anos, a jovem empreendedora produz cosméticos veganos e sustentáveis com bioativos amazônicos. Ela relata que, desde quando criou a empresa ‘Natureza Raiz’, contou com o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) no desenvolvimento do próprio negócio.

A empreendedora explica que os produtos naturais se encontram com o propósito do Sebrae/MT de investir e incentivar a sustentabilidade. “É muito importante estar dentro desse movimento, recebendo esse apoio com essas conexões que o Sebrae promove. A instituição traz mais visibilidade para o nosso trabalho e ajuda com que mais pessoas conheçam os produtos de alta qualidade que são elaborados. Nosso ideal é levar saúde e bem-estar dentro dos nossos produtos”, afirma.

Cecília conta que enfrentou problemas de saúde durante a faculdade e, após muitas pesquisas, decidiu tirar a ideia de negócio do papel e começou a empreender. “Eu não tinha intenção de ter a marca, fazia o curso de Engenharia Química e a marca começou por uma necessidade minha. Eu usava antitranspirantes de marcas conhecidas e vi que não estavam me fazendo bem. Comecei a pesquisar artigos científicos, desenvolvi um desodorante natural, comecei a usar e deu super certo. A partir disso, eu vi que poderia se tornar um negócio”, descreve.

A empreendedora também relata que alguns produtos foram desenvolvidos durante a graduação enquanto fazia o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“O tema do meu TCC foi sobre o desenvolvimento de formulações de cosméticos naturais e eu apresentei a formulação do desodorante e do shampoo sólido. Fiz um kit para os professores, para que eles pudessem conhecer de perto os produtos, e o resultado foi muito positivo”, relata.

Para a jovem, o início da marca também representou um momento da vida pessoal voltado ao autoconhecimento e a questionamentos sobre padrões de consumo e soluções sustentáveis. Foi o pontapé inicial que ela precisava para começar a empreender na área de biocosméticos. A trajetória acadêmica auxiliou a empreendedora na produção de sabonetes, shampoos, condicionadores, séruns, hidratantes, mousses e outros produtos com fórmulas e ingredientes inovadores.

Em maio deste ano, Cecília esteve no evento Inova Amazônia e representou o estado de Mato Grosso na ação promovida pelo Sebrae, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável de novos empreendedores e incentivar a bioeconomia. O programa auxilia pequenos negócios que atuam na preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Legal.

“Eu fui para Manaus, no evento Inova Amazônia, e o Sebrae investiu para que eu pudesse representar Mato Grosso em relação à bioeconomia, inovação e sustentabilidade. É sempre importante debater sobre desenvolvimento sustentável e recursos naturais. Mais recentemente, estive com o Sebrae no Startup Summit, em Florianópolis, para aprendizados importantíssimos sobre inovação. A atuação do Sebrae Mato Grosso fortalece o nosso trabalho, traz mais visibilidade e nos ajuda no crescimento da nossa empresa”, ressalta a jovem.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais