Pi 297632 COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS- GOVERNO DE MT

ECONOMIA

Famato, Fecomércio MT e Fiemt unem forças e lançam a Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso

Por Da Assessoria Fecomércio MT
Publicado em 01-10-2024 às 08:06hrs
Trabalho representa união das Instituições, além de compromisso e sintonia

Em uma iniciativa inovadora e colaborativa, três das principais Federações representativas do setor produtivo de Mato Grosso — Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio MT) e Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) — anunciaram a criação da Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso. O objetivo é promover a integração e a representação conjunta dos interesses dos setor produtivo de Mato Grosso.

As entidades são pilares importantes na geração de empregos e distribuição de renda, além de estarem entre os maiores arrecadadores de impostos do estado. A estratégia busca consolidar o diálogo com o poder público e a sociedade, garantindo maior alcance e impacto para as pautas de interesse comuns.

A Aliança promoverá o alinhamento estratégico em defesa dos interesses do agronegócio, comércio, serviços, turismo e indústria. O plano inclui a realização de reuniões periódicas entre os presidentes das entidades, com foco na coordenação de ações e na troca de informações técnicas.

Defesa dos interesses

As federações já têm um histórico de trabalho conjunto na defesa dos interesses e no desenvolvimento e no fortalecimento das fundamentações técnicas para posicionamentos dos setores produtivos. Um exemplo são as missões internacionais, como a viagem à China e Índia, com o objetivo de ampliar as relações comerciais além das já estabelecidas entre os países.

Outro exemplo é a atuação em grupos de trabalho, como o da Reforma Tributária, o Comitê de Força de Trabalho e Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso.

“O fortalecimento dessa parceria representa um marco importante para o desenvolvimento econômico do estado. A união das nossas instituições proporciona uma voz mais forte e coordenada para enfrentar os desafios e promover as oportunidades que surgem para os produtores e empresários”, afirma o presidente da Famato, Vilmondes Tomain.

De acordo com ele, o compromisso é trabalhar de forma integrada e em busca soluções coletivas para os desafios que o estado enfrenta. “Essa cooperação promete benefícios amplos.”

Para o presidente da Fecomércio MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a união entre as federações fortalece o ecossistema empresarial de Mato Grosso e promove um ambiente colaborativo, tanto em prol dos negócios quanto da sociedade. “Acreditamos que será um palco para discutir e implementar ideias e projetos que beneficiem o crescimento de todo o estado. Os três setores contribuem com a imensa maioria dos empregos em Mato Grosso, gerando renda e desenvolvendo o estado.”

As três Federações também promovem e participam de eventos de forma conjunta. Como exemplo, a participação na Expoagro deste ano com um estande único, levando os serviços do setor produtivo aos cidadãos. Além disso, o grupo mantém um espaço nas cabines da Arena Pantanal — um dos principais centros de eventos esportivos do estado, oferecendo um ambiente propício para networking e intercâmbio de ideias entre os representantes do agronegócio, comércio, serviços, turismo e indústria.

Presidente da Fiemt, Silvio Rangel explica que a criação da Aliança é a consolidação de um trabalho que já está sendo realizado de forma conjunta e em sintonia.

“A colaboração entre as federações fortalece o relacionamento entre os setores empresariais e cria oportunidades reais para a economia de Mato Grosso prosperar. Estamos confiantes de que, juntos, podemos promover o desenvolvimento e enfrentar os desafios com mais eficácia. A criação da Aliança é a consolidação de um trabalho que já está sendo realizado de forma conjunta”, destaca o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.

Diálogo com candidatos

Outra atividade da Aliança será realizada no dia 2 de outubro: Diálogo Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso. O evento reunirá empresários de Cuiabá e os candidatos à prefeitura da capital, proporcionando um espaço para discutir propostas e demandas importantes para o desenvolvimento do município.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais