Otica seu Filó

POLITICA

Fávaro comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Por Da redação Únicanews
Publicado em 08-12-2024 às 08:54hrs
"Um dia histórico, graças ao presidente Lula"

O ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), comemorou o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia assinado nesta sexta-feira (6). Para ele, além de ser um marco histórico, o acordo pode ajudar a impulsionar a agricultura brasileira.

Em suas redes sociais, o ministro comemorou a nova relação do exterior com o Brasil e atribuiu o fechamento do acordo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Um dia histórico para a diplomacia, em especial, brasileira, um dia histórico graças à interferência e a dedicação do presidente Lula, não tenha dúvida que é isso, conseguimos formalizar o acordo Mercosul e União Europeia. Esse acordo prevê mais liberdade comercial, por exemplo, zero tarifa para frutas, café e outros produtos brasileiros, quotas importantes para açúcar, carne de frango, carne bovina, etanol, nós vamos mostrar a nossa competência e poder acessar esse mercado tão importante que é a União Europeia”, afirmou Fávaro em um vídeo publicado no Instagram.

Desde 1999, o Mercosul e União Europeia (UE) trabalhavam na construção de um acordo de livre comércio entre os dois blocos. Apesar do anúncio, o acordo ainda não foi assinado.

Apesar das negociações terem sido encerradas, ainda é necessário que o acordo seja assinado. Os textos negociados passarão por revisão jurídica e serão traduzidos para os idiomas oficiais dos países. Em seguida, o acordo precisa ser aprovado internamente em cada uma das nações. Não há prazo para a finalização desse processo.

“Após a assinatura entre as partes, o Acordo será submetido aos procedimentos de cada parte para aprovação interna – no caso do Brasil, o Acordo será submetido à aprovação pelo Poder Legislativo. Uma vez aprovado internamente, o Acordo pode ser ratificado por cada uma das partes, etapa que permite a entrada em vigor do Acordo”, informou o governo brasileiro.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais