CULTURA

Festival da Pamonha bate recorde de público, com visitação de mais de 35 mil pessoas, e venda superior a 40 toneladas de produtos derivados do milho

Por Secom PMC
Publicado em 23-04-2024 às 09:45hrs
Recorde de público e de comercialização de milho. A 5ª edição do ‘Festival da Pamonha' contou com a parceria das Secretarias de Turismo, Mobilidade Urbana e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. 
Festival da Pamonha bate recorde de público, com visitação de mais de 35 mil pessoas, e venda superior a 40 toneladas de produtos derivados do milho

O 5º Festival da Pamonha, promovido pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com comerciantes da Comunidade Rio dos Peixes (no km 23, da Rodovia Emanuel Pinheiro), bateu recorde de público e de vendas de produtos derivados do milho, superando a projeção de 40 toneladas.

Conforme relatório preliminar da Secretaria Municipal de Turismo, organizadora oficial do evento, mais de 35 mil pessoas prestigiaram os três dias de Festival (19, 20 e 21), sendo cerca de 8 mil na sexta, 12 mil no sábado e 15 mil no domingo.

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o sucesso denota o compromisso da gestão, que mantém ações estruturadas para potencializar o comércio, o turismo, gerar renda e desenvolver a capital matogrossense. “Falamos de sucesso de organização e parcerias. Foram dias de intenso trabalho e eu participei aqui, com o que uma cidade tem de mais precioso, as pessoas. Mantivemos uma estrutura especialmente projetada, com climatizadores, espaço para praça de alimentação, atrações musicais e culturais”, avaliou.

Para o secretário de Turismo Lincoln Sardinha Costa, o sucesso de público se deu à intensa divulgação local e nacional. Foram mais de 250 reportagens ao longo dos três dias de evento.

“Esperávamos em média 5 a 6 mil pessoas por dia, isso porque sabíamos do nosso desafio que seria o sistema de pare e siga no Portão do Inferno, mas todo o apoio e divulgação da imprensa local e nacional, como Jornal Estadão, R7, no programa É de Casa, nos ajudou na intensa mobilização, assim como o trabalho muito bem formatado. O trabalho se refletiu em público e em vendas. Somos só gratidão”, enfatizou o secretário.

Em série histórica, 2018 vendeu 4 toneladas de produtos derivados do milho e 11 em 2019. Houve pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19 e, em 2023 com o retorno, o Festival vendeu 30 toneladas em 2022 e 36 em 2023.

Para este ano, a estimativa era a revenda de 40 toneladas. Embora a divulgação oficial dos dados sobre a revenda dos produtos seja oficialmente apresentada pela Secretaria de Turismo na próxima terça-feira, o cenário aponta que cerca de 50 toneladas de produtos derivados do milho tenham sido comercializadas.

Esse recorde já pôde ser constatado por todos os comerciantes das barracas e comércio local. É o que aponta Maria Nazareth, 63 anos, que há 14 trabalha no Rio dos Peixes.

“Este foi o melhor festival de todos os tempos. Os produtos que separei para vender nos três dias, esgotaram no primeiro. Foi realmente uma benção, em relação às quatro edições anteriores, minhas vendas cresceram mais de 200%. Só temos a agradecer todo o carinho do prefeito Emanuel Pinheiro, que desde de 2018 nos atendeu nessa demanda e ano após ano só melhora. Este ano estava tudo climatizado, mesas maiores e os shows, o povo teve prazer em sentar e comer diversos pratos”, destacou.

 

 

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