Cuidados com a saúde e segurança durante o feriado prolongado foram temas centrais do "Pit Stop de Carnaval" realizado nesta semana, na entrada principal do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Panfletos e kits orientativos foram entregues aos servidores e colaboradores.
A ação é uma iniciativa da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social e da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT) do Tribunal, e contou com o apoio das secretarias municipais da Mulher (SMM), da Saúde (SMS) e de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Na ocasião, o Espaço de Acolhimento da Mulher, que é vinculado à SMS, também divulgou serviços ofertados às vítimas de violência doméstica. "No Carnaval, o uso e abuso de álcool, drogas e outras substâncias ilícitas acaba, muitas vezes, resultando em casos de violência doméstica. Então, viemos divulgar a rede de atendimento voltada à essas mulheres, com o foco principalmente na terapia psicológica. Mas também temos as assistentes sociais, serviço de psiquiatria e assistência jurídica. Tudo para fazer esse atendimento humanizado, essa escuta qualificada”, explicou a assistente social do Espaço, Leila Fortes.
Ela acrescentou que todos os atendimentos são gratuitos, não precisam estar regulados no Sistema Único de Saúde (SUS) e não há necessidade de um encaminhamento. Panfletos contendo o “violentômetro”, que traz orientações sobre como a mulher pode identificar se está sofrendo violência doméstica, também foram distribuídos.
Além disso, orientações quanto à atenção e cuidado no trânsito foram repassadas por representantes da Semob e Detran.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!