O Governo de Mato Grosso entregou, na noite desta terça-feira (23.9), o novo Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, totalmente reformado e modernizado. Executada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a obra contou com investimentos de cerca de R$ 5 milhões para proporcionar mais funcionalidade, segurança e conforto a atletas e público.
“A missão que dei ao secretário David Moura, de transformar esse espaço em um dos três melhores do Brasil para as artes marciais, foi cumprida. Tenho certeza de que essa belíssima estrutura vai trazer não só oportunidades de práticas esportivas, competições, de formação de atletas e de campeões, mas acima de tudo de formação de grandes cidadãos”, destacou o governador Mauro Mendes.
Ex-atleta profissional de judô, o secretário da Secel, David Moura, falou sobre a união, disciplina e valores transmitidos pelas artes marciais.
“As artes marciais ensinam disciplina e honra, valores que a gestão Mauro Mendes prega no seu governo. São valores que me transformaram e que me fizeram estar aqui hoje, em uma posição honrada de poder ajudar a cultura, o esporte, e a arte marcial que fez muito por mim”.
O secretário ressaltou também o Palácio das Artes Marciais como legado de transformação para jovens, ensinando-os a perseverar e a se levantar após quedas.
“A partir de agora, esse espaço será muito usado, em treinamentos, eventos, em projetos. E muitas vidas serão transformadas nessa jornada, nessa construção dos valores aprendidos com a luta. Aprender a cair e levantar. Cada queda nas artes marciais mostra que esse atleta, esse jovem levantou e continuou lutando”, reforçou David.
Levantamentos após as quedas fizeram parte das apresentações das 14 modalidades de artes marciais do Estado, durante a solenidade de reinauguração do espaço. Atletas deram um show à parte mostrando rapidamente algumas habilidades no boxe, capoeira, jiu-jitsu, jiu-jitsu esportivo, judô, judô paralímpico, karatê, karatê do, kungfu, kickiboxing, muay thai, sambo, taekwondo e wrestling.
Além dos presidentes das Federações Mato-grossenses dessas modalidades, participaram do evento diversas autoridades, entre as quais a Primeira-Dama do Estado, Virgínia Mendes, o suplente de senador, Mauro Carvalho, os deputados Beto Dois a Um, Júlio Campos, Paulo Araújo e Wilson Santos, e o vereador por Cuiabá, Dilemário Alencar.
Fizeram também parte da cerimônia o Secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, o Diretor Geral da Politec, Jaime Trevizan, e os comandantes da Polícia Militar, Ernesto Xavier Lima Júnior (1º Comando Regional) e Hugo Roberto Silva Reis (Bope). A reinauguração contou ainda com a presença de Pedro Luiz Sinohara, filho de Iusso Sinohara, que leva o nome do Palácio das Artes Marciais.
O novo Palácio das Artes Marciais
Localizado no Complexo Arena Pantanal, em Cuiabá, o Palácio das Artes Marciais passou por uma reforma completa que possibilitou diversas melhorias, como a recuperação da cobertura e a aprimoramento do conforto acústico com a aplicação de forro de lã de vidro no teto, que ajuda a absorver os ruídos.
O espaço conta agora com sistema de ar-condicionado, garantindo o conforto térmico. Outra novidade são os assentos na arquibancada que proporcionam mais comodidade para os espectadores das atividades e eventos.
As benfeitorias abrangem ainda a substituição do sistema de iluminação e recuperação, impermeabilização e tratamento dos pisos com manta específica. Destacam-se ainda as adequações para assegurar a acessibilidade, que incluem rampas, elevador e sanitários adaptados.
Do lado de fora, o prédio também foi reformado, com a revitalização completa da fachada, urbanização e requalificação do pátio, estacionamento e escadaria.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!