O Governo de Mato Grosso, em conjunto com a Comissão de Assuntos Fundiários da Comarca de Nortelândia, deu início à escrituração dos espaços urbanos do município, instituindo a matrícula imobiliária mãe. O processo agora avança para a fase de cadastro dos moradores e emissão de escrituras em todo o núcleo urbano da cidade.
Após 70 anos de existência, muitos nortelandenses ainda não possuem a segurança jurídica de possuir legalmente um imóvel, o que restringe o acesso a financiamentos e dificulta procedimentos como inventários e partilhas. O processo de regularização, conduzido pela MT Participações e Projetos S/A – MT Par, resultou de um trabalho criterioso que identificou poucas matrículas de imóveis e cartas de aforamento nos cartórios locais.
O presidente da MT Par, Wener Santos, explicou que foi realizado um trabalho criterioso antes de se chegar à formatação dos procedimentos e que a equipe do Governo de Mato Grosso, junto com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto do Rio Paraguai, foi até a prefeitura da cidade e identificaram as poucas matrículas de imóveis abertas no núcleo urbano do município e as cartas de aforamento, que são contratos de negociação entre as partes.
“O grupo buscou nos cartórios de Nortelândia e Diamantino quais cartas foram registradas e percebeu que o número era quase nulo. As poucas que chegaram a passar pelo processo de registro tinham a matrícula atribuída ao imóvel, mas ela não estava vinculada a uma matrícula maior, no caso a matrícula da cidade onde o bem estava inserido”, afirmou.
Em parceria com o Consórcio Intermunicipal, a Prefeitura de Nortelândia e a Comissão de Assuntos Fundiários, liderada pela juíza titular Lorena Amaral Malhado, o Governo de Mato Grosso iniciou os trabalhos. Os primeiros resultados incluem a definição dos processos de regularização e a abertura da primeira matrícula, um passo significativo rumo à legalização.
A juíza Lorena Amaral Malhado destacou que a comissão deliberou sobre a criação de matrículas e regularização das áreas, visando a entrega dos primeiros títulos aos moradores de Nortelândia.
“Com isso, poderemos dar continuidade ao processo e logo entregar os primeiros títulos aos moradores da comarca de Nortelândia”, afirmou.
Para o prefeito Zema Fernandes, o programa trará um ganho significativo para a população, que há muito tempo reivindica o direito de ter legitimidade sobre os imóveis onde residem. A prefeitura realizará campanhas para cadastro dos moradores, seguidas de avaliações para emissão dos títulos.
“Avançamos muito e pedimos aos nortelandenses que fiquem atentos e participem das campanhas que serão realizadas pela prefeitura para cadastro dos moradores. Após os cadastros serão feitas as devidas avaliações e os aptos receberão o título”, relatou.
Até o momento, o programa de regularização fundiária do Governo de Mato Grosso, realizado via MT Par, já concluiu o processo de emissão de títulos e registros de 3.177 imóveis em 19 municípios, enquanto outros 12.919 imóveis estão com os processos em andamento.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!