O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (23.08), a reforma e ampliação da Escola Estadual Padre Firmo Duarte Filho, na região do Distrito Industrial de Cuiabá. O investimento na unidade foi de R$ 4,3 milhões, o que possibilitou ampliar a capacidade de atendimento de 731 para 1.200 estudantes. Além disso, o Estado investiu R$ 1 milhão na aquisição de Chromebooks, aparelhos de ar-condicionado, móveis e utensílios.
Além da estrutura que já existia, a unidade passou a contar com hall de entrada com cobertura, um novo bloco educacional, amplo refeitório, laboratório de ciências, biblioteca, quadra poliesportiva e outras dependências, totalizando 13 salas de aula, 9 ambientes administrativos, além de espaço de convivência com iluminação natural e túnel de vento para tornar o ambiente mais agradável.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a entrega da ampliação e reforma da escola representa um sonho antigo de toda a comunidade da região. Ele ainda ressaltou que a Secretaria de Educação não poupou esforços em providenciar que o desejo de estudantes e professores saísse do papel.
“Com a nova escola, também fizemos uma justa homenagem ao patrono da escola, o padre e educador Firmo Duarte Filho, que faleceu em março de 2005, aos 77 anos”, acrescentou.
O procurador Geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes, que conheceu o padre Firmo na época da sua juventude, participou da solenidade e disse estar feliz com a qualidade da nova infraestrutura entregue pelo Estado, além de enaltecer a história do seu patrono.
“Padre firmo foi um reconhecido educador, sobretudo de jovens. Certamente, ele também ficaria contente vendo tudo novinho e com tanta tecnologia em sala de aula”.
O diretor da escola, professor Fernandes Cardoso Soares, pontuou que o prédio estava esquecido desde 2006, quando foi criada a escola, e a gestão atual resgatou a cidadania da comunidade ao promover a modernização da escola. “Ver uma escola como essa funcionando a todo vapor é motivo de muito orgulho”, completou.
Ana Caroline Gomes, de 17 anos, é do 2º ano do Ensino Médio e disse estar encantada com a quadra poliesportiva. Para a jovem, que sempre estudou na Escola Estadual Padre Firmo, ver a transformação do ambiente foi gratificante, sobretudo, em relação às práticas esportivas, que agora serão mais constantes e no conforto da sombra. “Essa quadra é tudo de bom. A nossa escola precisava de um ambiente como esse”.
Já o estudante Matheus Diogo da Silva, também de 17 anos e do 2º ano, contou que vivenciou a rotina da escola desde quando ela tinha apenas 8 salas de aula. “Aqui me sinto em casa e mais ainda agora, com todo esse apoio que temos para aprender”. Questionado sobre o que mais gosta de fazer na escola, ele foi enfático: “Estudar pelas plataformas. Fico muito tempo pesquisando o Mais Inglês e sonho, um dia, ser classificado para o intercâmbio na Inglaterra. Com ajuda dos professores eu chego lá”, finalizou.
Também participaram da solenidade o deputado estadual Carlos Avallone, os secretários adjuntos da Seduc e a Diretoria Metropolitana de Educação (DME).
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!