Otica seu Filó

SAÚDE

Hospitais privados de Cuiabá registram explosão de casos de dengue e chickungnya

Por Da redação Leiagora
Publicado em 13-02-2025 às 08:52hrs
Segundo levantamento do Sindessmat, números dispararam em janeiro quando comparados com os de dezembro passado

Levantamento realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat) aponta que o número de procura por atendimento com casos suspeitos de dengue e chikungunya em hospitais associados em Cuiabá disparou em janeiro deste ano, no comparativo com dezembro de 2024. Em um dos hospitais houve alta de, aproximadamente, 1.165% de casos suspeitos de chikungunya.   
  
Na média do levantamento, que foi realizado em três unidades privadas da Capital, os casos de dengue subiram 407% entre dezembro e janeiro. Já os casos de chikungunya subiram em média 859% entre os dois meses.  
 
Entre as entidades que participaram do levantamento, a quantidade de casos de dengue subiu 376% de dezembro para janeiro, saindo de 113 para 425. Já em relação aos casos de chikungunya, o crescimento foi ainda maior, saiu de 35 casos em dezembro para 408 em janeiro, um aumento de 1.165%. 
 
O médico e presidente do Sindessmat, Altino José de Sousa, alerta para que, diante do aumento no número de casos, a população redobre os cuidados para prevenir a doença.

“Precisamos estar atentos com os possíveis focos de proliferação do mosquito, que é o transmissor das duas doenças. Além disso, sempre que possível passar repelente e tomar todo cuidado necessário para evitar contrair a dengue e a chikungunya”.

 

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais