Otica seu Filó

POLITICA

Ibama amplia frota aérea para combater o garimpo e os incêndios florestais

Por Secom Gov.BR
Publicado em 19-01-2025 às 09:53hrs
Instituto recebeu sete novos helicópteros Koala, modelo AW119, por meio de contrato de arrendamento com investimento anual de R$ 130 milhões

Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu sete novos helicópteros modelo AW119 — aeronave conhecida como Koala — para garantir mais eficiência e agilidade nas operações de combate ao garimpo ilegal e aos incêndios florestais.

A nova frota foi viabilizada por meio de um contrato de arrendamento, com investimento anual de R$ 130 milhões, assegurando aproximadamente cinco mil horas de voo por ano: aumento de 40% em relação à frota anterior. Cada helicóptero tem capacidade para seis passageiros, rastreamento constante, equipamentos para rapel, comunicação direta com a base e sistema bambi bucket (equipamento usado para despejar água sobre incêndios florestais).

As novas aeronaves também serão fundamentais para respostas a emergências ambientais e climáticas, monitoramento costeiro, vistorias em empreendimentos sob licenciamento ambiental e diversas outras atividades essenciais para salvaguardar as pessoas e os recursos naturais do país.

De acordo com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), o esforço para contratação das aeronaves que dobram a capacidade de voo, de transporte de efetivo, de lançamento de água e do processo de fiscalização não é uma política de governo: é uma política de Estado.

"É isso que faz a diferença. O Ibama deu resultados fundamentais junto com o ICMBio, em parceria com a Polícia Federal e outros 19 ministérios no âmbito dos planos de combate ao desmatamento dos biomas brasileiros. Conseguimos redução significativa na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado, na Mata Atlântica", argumentou.

Na visão de Marina, a implementação da nova frota ajudará no combate à criminalidade e com os novos equipamentos, espera-se maior eficiência nas operações. "O que faz com que a criminalidade recue é a não certeza da impunidade ou a não expectativa dela. Quando se tem quase certeza da impunidade, a criminalidade avança. Quando, em lugar de serem reconhecidos e respeitados, os servidores são ameaçados, perseguidos, isso faz com que a criminalidade avance", destacou a ministra.

Helicópteros modelo AW119 — aeronave conhecida como Koala

Contratação das aeronaves dobram a capacidade de voo e de fiscalização - Foto: Vitor Vasconcelos / Secom PR

REFORÇO NAS OPERAÇÕES — Para reforçar ainda mais as operações no período crítico de incêndios florestais, está em andamento a contratação de mais cinco helicópteros para emprego sazonal e um avião para deslocamento de pessoal e equipamentos em regiões de difícil acesso. Ademais, um projeto submetido ao Fundo Amazônia prevê a aquisição de mais dois helicópteros de grande porte, ampliando a frota para um total de quinze aeronaves.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pontuou que era necessário uma estrutura maior para enfrentar a crise climática e os ilícitos ambientais. "As aeronaves agora são equipadas com um cesto para lançamento de água, e saímos de uma capacidade de 2.700 litros para 6.300, um aumento de 133%. Da mesma forma, agora a gente passa a poder transportar 35 brigadistas ao mesmo tempo. Então a gente ganha tempo e consegue ir mais longe em lugares que antes a gente não conseguia, mas os criminosos conseguiam", afirmou.

Para o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt, o emprego dessas aeronaves é decisivo, principalmente em ambientes mais isolados, em que outro meio operacional dificilmente teria condições de operar. "Uma aeronave de maior capacidade, autonomia e mais moderna que certamente possibilitará ao Ibama executar com mais eficiência e assertividade essas missões. Além de aumentarmos a quantidade de aeronaves sendo mais modernas, padronizadas, nós também estamos aumentando a quantidade de horas de voos empregadas anualmente. O nosso modelo aqui prevê 5.040 horas de voos por ano", destacou.

MONITORAMENTO REMOTO — O Ibama também investiu na tecnologia de monitoramento remoto, contando com uma frota de 163 drones (aeronaves remotamente pilotadas) equipados com sensores de alta precisão e operados por uma equipe especializada de 192 profissionais, garantindo maior eficiência nas ações de monitoramento e proteção ambiental em todo o território nacional.

A gestão da frota está sob responsabilidade da Coordenação de Operações Aéreas (Coaer), unidade especializada vinculada à Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro), consolidando a atuação do Ibama como operador aéreo credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais