
Diante dos riscos ao equilíbrio fiscal e da pressão crescente sobre a saúde pública regional, o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Antonio Maluf intensificou o acompanhamento das contas anuais de Confresa, com foco na dívida municipal e na sustentabilidade do Hospital Municipal Lauro Prestes.
Relator das contas do município, o conselheiro recebeu o prefeito Ricardo Aloísio Babinski, que destacou a relevância da unidade hospitalar, que atende a população de municípios da Região Norte do Araguaia, o que amplia as demandas assistenciais e os desafios de financiamento.
“Nosso papel é atuar de forma preventiva, orientando os gestores e acompanhando os indicadores fiscais para evitar o agravamento de desequilíbrios e assegurar a continuidade dos serviços essenciais, especialmente na área da saúde”, afirmou o conselheiro Guilherme Maluf.
Como encaminhamento, foram indicadas providências técnicas para aprofundamento das análises, com vistas ao aprimoramento da gestão fiscal e à preservação do interesse público. Em 2025, o TCE-MT emitiu parecer prévio favorável com ressalvas à aprovação das contas de governo de Confresa referentes ao exercício anterior em razão da constatação de pequeno déficit orçamentário global e de indisponibilidades financeiras para cobertura de restos a pagar.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!