A indústria de Mato Grosso registrou alta de 15,2% em novembro de 2024, em relação ao mesmo mês do ano anterior, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (14). O estado apresentou o terceiro maior avanço absoluto no período, atrás apenas de Pará (17,7%) e Pernambuco (15,1%).
O desempenho contrasta com a média nacional, que cresceu 1,7% na comparação anual. Estados como Espírito Santo e Rio de Janeiro, no entanto, enfrentaram retrações significativas, de 11,7% e 8,3%, respectivamente.
No acumulado de 12 meses, a produção industrial mato-grossense também superou a média nacional, com crescimento de 4,8% frente aos 3% registrados pelo Brasil. Resultados ainda mais expressivos no período foram observados no Rio Grande do Norte (11,8%), Ceará (8,1%) e Paraná (7%). A única queda foi no Rio Grande do Sul (-0,4%).
Por outro lado, o desempenho nacional de outubro para novembro de 2024 registrou retração de 0,6%, com quedas em nove dos 15 estados analisados. Espírito Santo e São Paulo foram os principais responsáveis pela queda, com recuos de 7,2% e 4,7%, respectivamente.
São Paulo, maior parque industrial do país, apresentou o desempenho negativo mais significativo desde junho de 2023, com impacto relevante de setores como alimentos, veículos automotores e derivados de petróleo.
A indústria brasileira, no entanto, permanece 1,8% acima do nível pré-pandemia. Apesar disso, fatores macroeconômicos, como a alta da inflação e dos juros, continuam pressionando o setor, conforme analisou Bernardo Almeida, especialista do IBGE. “A aceleração da inflação, afetando oferta e demanda, e a consequente alta da taxa de juros, reduzindo investimento por parte do produtor, influenciaram o resultado da indústria”, pontua.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!