Lideranças de diversas comunidades da baixada cuiabana foram recebidas pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, nesta terça-feira (19), na sala do Colégio de Líderes. Na pauta, as comunidades urbanas e rurais solicitaram perfuração de poços artesianos, iluminação e fomento a agricultura familiar.
O professor do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Bela Vista, Dorival Costa, falou sobre a importância da ampliação de cursos de capacitação para o plantio e produção de óleos a partir da planta melaleuca, projeto executado com as famílias da comunidade Ecovila Amor de Cristo, em Cuiabá, por meio de emenda de Botelho.
Já a escassez de água potável foi abordada pela liderança Eliete Sopinske, do Aguaçu e Distrito da Guia. Botelho citou o programa de poços artesianos e a possibilidade de trabalhar com barragens nas comunidades rurais.
Carmen Lúcia Mendes Leite, presidente da comunidade rural Terra Vermelha agradeceu o recebimento de uma patrulha mecanizada e pediu investimentos em água, estradas e ponte.
Para Botelho, o diálogo com as lideranças é fundamental para que as melhorias aconteçam, especialmente, se estiverem organizadas por meio de associações ou cooperativas. Defensor do fortalecimento da agricultura familiar, o presidente destacou algumas ações já realizadas para os pequenos produtores: Construção de tanques de peixes; Regularização fundiária; Entrega de equipamentos como patrulha mecanizada; Veículos utilitários e insumos.
Botelho defende a execução de um projeto, em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer, para cultivo de plantas que possam potencializar os recursos da família rural, por exemplo, mudas de banana e café.
“Esse programa de mudas pode agregar valor ao pequeno produtor que precisa potencializar ao máximo os recursos da terra. Por isso, são importantes reuniões ampliadas como esta que trazem novas ideias, novos produtos que precisam ser colocados no mercado. Sou um grande defensor da agricultura familiar”, destaca Botelho.
Mais ações
Outra liderança, Flavio Thompson falou sobre a importância da ampliação do projeto educativo regional nas escolas.
Jaqueline Coelho, presidente da comissão de pais que representa moradores dos bairros Industriário 1 e 2, São Sebastião e Jardim Botânico, reivindicou melhorias à região, uma delas é a sinalização de ruas, que já rendeu um abaixo-assinado encaminhado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – Semob.
Já a comissão Feras da Podologia, representada por Vera Santana, solicitou apoio à inserção de podologia na saúde pública.
Bairro Novo Terceiro em Festa
Andréia Dias, da Associação dos Moradores do Bairro Novo Terceiro, aproveitou a reunião para convidar Botelho para a festa dos 50 anos do bairro Novo Terceiro. Agradeceu o deputado que consolidou, por meio de emendas, o asfalto no bairro. “Nosso sofrimento acabou”, celebra Andréia.
Mais de 30 lideranças
Além do presidente do Tribunal de Contas do Estado – TCE/MT, Sérgio Ricardo, também participaram da reunião com Botelho: as lideranças Ricardo Adriane; Ronilma Alves de Almeida; Silvia Fernandes, pastora do bairro Jardim Videira; a assistente social Eliza Carolina Nunes de Oliveira Padilha; o psicólogo Wanderson Anjos e Elisangela Assis Castelo, que compõem a equipe psicossocial pedagógica da Escola Estadual Padre Firmo, do Residencial Marechal Rondon, na região do Pascoal Ramos. Além das lideranças das comunidades Monte Sinai, Vale das Trilhas no Coxipó do Ouro; e a empresária Lucilene Carneiro, proprietária da marca cuiabana Scoby + Kombucha, bebida rica em probióticos com muitos benefícios potenciais para a saúde.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!