
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras manteve o ritmo de trabalho no período de Carnaval em Cuiabá, com ações de tapa-buracos e microrrevestimento. Desde sábado (14), as equipes aceleraram o serviço, tendo sanado 850 buracos nesses dias. Nesta quarta-feira (18), finalizam o microrrevestimento na Rua São Paulo, no bairro São Mateus. A iniciativa no bairro começou na terça-feira de Carnaval (17), com atendimento à Rua São Mateus, que leva o mesmo nome do bairro. Ambas são consideradas vias de grande fluxo e interligam importantes corredores viários, atendendo motoristas que trafegam entre a Avenida Carmindo de Campos e a Avenida Beira Rio.
"Nossa determinação é garantir trafegabilidade, segurança e mais qualidade de vida para a população. Estamos intensificando tanto a operação tapa-buracos quanto o microrrevestimento, priorizando vias de grande fluxo e bairros que mais necessitam, para assegurar uma malha viária mais segura e durável, por isso não paramos", destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira.
Outras localidades já estão previstas para receber o microrrevestimento, como o bairro Chácara dos Pinheiros, especialmente em uma via interligada da Avenida Fernando Corrêa até a Estrada do Moinho, além do bairro Alvorada e da lateral do Parque Zé Bolo Flô, entre outras.
No sábado (14) e na segunda-feira (16), o atendimento ocorreu por meio da operação tapa-buracos, com serviços realizados nos bairros Recanto dos Pássaros e Santa Terezinha, e Pedra 90 e Real Park, respectivamente, além da Avenida Miguel Sutil, com ações emergenciais.
Tapa-buracos x microrrevestimento
A capa asfáltica é composta por CBUQ, Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que utiliza CAP, Cimento Asfáltico de Petróleo, pedrisco e emulsão asfáltica em sua composição. Esses materiais, quando misturados e aplicados, formam a camada de revestimento responsável pela resistência e acabamento do pavimento.
Já o microrrevestimento asfáltico, conforme explicou o diretor de Infraestrutura da Secretaria, Ricardo Rodrigues, funciona como uma camada de proteção aplicada sobre o pavimento já existente. É um tipo de revestimento composto por emulsão asfáltica modificada com polímero emborrachado, pedrisco e outros agregados minerais.
"O principal objetivo do microrrevestimento é impermeabilizar o pavimento, aumentando sua durabilidade. Ele é especialmente indicado para vias que apresentam fissuras, trincas, desgaste superficial e o chamado couro de jacaré, trincamento em malha. Ao ser aplicado, o microrrevestimento sela essas fissuras, impedindo a infiltração de água e retardando a deterioração da estrutura do pavimento", detalhou.
Ou seja, além de restaurar a superfície, protege toda a área tratada de forma uniforme. Durante o período chuvoso, essa proteção é ainda mais importante, pois evita que a água se infiltre nas trincas e no couro de jacaré, o que poderia agravar os danos, abrir buracos e acelerar a deterioração do pavimento.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!