PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

POLITICA

Mato Grosso tem sete parlamentares concorrendo ao Prêmio Congresso em Foco

Por Da redação Odocumento.com
Publicado em 22-08-2024 às 08:55hrs
Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos.

Considerada a premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco é realizado desde 2006 com o objetivo de promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro. A votação popular ocorreu durante o mês de julho e a revelação dos vencedores acontecerá em cerimônia no dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão online.

Durante o período, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.

Em 2023, a deputada Amália Barros (MT) foi a única representante do estado a se classificar na premiação, estando entre as melhores na Câmara pela votação popular da região Centro-Oeste. Amália faleceu em maio de 2024, aos 39 anos.

Neste ano, concorrem ao prêmio os senadores Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzetti (PSD), e os deputados Coronel Assis (União Brasil), Emanuel Pinheiro Neto (MDB), Gisela Simona (União Brasil), José Medeiros (PL), e Juliana Kolankiewicz (PL).

Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais “Apoio à Indústria”, “Clima e Sustentabilidade” e “Cidades Inteligentes”, que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.

Segundo levantamento do site Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sendo investigados ou eram réus criminais, e 80 respondiam por improbidade administrativa. Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais