Mato Grosso teve 104 governadores que administraram o Estado
Desde a sua criação o Estado de Mato Grosso já teve vários governadores de mais variados partidos políticos. Você saberia dizer quantos já passaram pelo cargo até os dias atuais?
Pois bem, o site Verdademt passeou pelo tempo e listou o número de quantos deles estiveram desempenhando o cargo, desde quando era o período colonial onde o Estado era considerado Capitania de São Paulo e Minas do Ouro. O primeiro a administrar o Estado foi o Capitão-general Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos entre 14 de setembro de 1717 até 5 de setembro de 1721.
Depois disso, o estado passou à Capitania de São Paulo em 1721 com 5 governantes, sendo que, em 1748 sobreveio o nome de Capitania de Mato Grosso, com 9 administradores.
Os governantes do período Imperial, entre 1822 a 1889, tivemos 33 deles. Se formos considerar apenas o período Republicano, de 1889 até os dias atuais, Mato Grosso conta com apenas 56 governadores, totalizando 104 administradores no geral, sendo que alguns deles tiveram dois mandatos, como por exemplo, Dante de Oliveira e Blairo Maggi.
De 1985 para cá, considerada a Nova República com eleições diretas, Mato Grosso teve 10 governadores, alguns deles com pouco tempo de mandato como o barra-garcense Wilmar Peres de Farias que substituiu o titular Júlio Campos que renunciou ao cargo para concorrer a deputado federal. Farias ficou apenas 10 meses no posto.
Na eleição seguinte, Carlos Bezerra ficou no cargo por três anos, quando também renunciou para concorrer a deputado federal, com Edson de Freitas assumindo o posto por 11 meses até sofrer acidente aéreo e passar o cargo para o presidente da Assembleia Legislativa na época dirigida pelo deputado estadual Moisés Feltrin, ficando por alguns dias.
Depois disso, Jaime Campos ficou por quatro anos à frente, que na sequência teve ainda, Dante de Oliveira por sete anos quando renunciou para concorrer ao senado federal, passando o posto para Rogério Sales administrar por nove meses, Blairo Maggi também por sete anos saindo para concorrer ao senado e Silval Barbosa assumiu o restante do mandato e reeleito na eleição seguinte.
Com um mandato apenas esteve Pedro Taques na eleição de 2014 não se reelegendo, e agora Mauro Mendes que venceu a última disputa governamental.
Vale ressaltar que a atual constituição do estado foi promulgada em 1989, acrescida das alterações resultantes de posteriores Emendas Constitucionais.
Um relato importante na política mato-grossense, Pedro Pedrossian foi o governador de Mato Grosso entre 1966 e 1971, antes de o Estado ser separado em 1977, quando era governado por José Garcia Neto.
Dentre todos os governantes cada um deles se destacou durante sua administração, como por exemplo, o engenheiro civil Dante Martins de Oliveira, que ganhou notoriedade nacional pelas “Diretas Já”.
Considerado também até pelos adversários no meio político como um dos governadores que mais trouxeram benefícios estruturais para o Estado, Dante de Oliveira morreu precocemente aos 54 anos, por pneumonia.
Natural do estado de Mato Grosso, ficou nacionalmente conhecido pela autoria de uma emenda constitucional que levou seu nome, propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da república, num movimento que resultou na campanha das Diretas Já, se tornando símbolo de luta pela redemocratização do país.
Além de governador, Dante de Oliveira foi ainda prefeito de Cuiabá, deputado estadual e federal, ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário do Brasil.
No meio político Dante era considerado um bom articulador político diferenciado dos demais. Em 2006 tencionava disputar mais um mandato de deputado federal, mas antes disso veio a falecer em Cuiabá vítima de uma pneumonia, num quadro agravado pelo diabetes, aos 54 anos.
Após sua morte, recebeu várias homenagens, inclusive a Avenida dos Trabalhadores hoje se chama Avenida Governador Dante Martins de Oliveira.
Ao longo da história de Mato Grosso e independente do ponto de vista de cada um deles, o Estado cresceu e está entre os primeiros colocados no ranking de “Competitividade dos Estados” de 2020 ocupando o 3º lugar na classificação entre os Estados com alto potencial de mercado do país. A pesquisa é realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e na escala de 0 a 100, Mato Grosso ficou com média 76,6 pontos.
O destaque neste quesito foi para taxa de crescimento, a maior na comparação nacional, apresentando o melhor resultado nesse indicador.
Veja no link abaixo a lista completa dos 104 governadores do esta de Mato Grosso.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_de_Mato_Grosso
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!