Integrantes da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional participaram, nesta quarta-feira (12), de um café da manhã no Conselho Federal de Medicina (CFM). A convite do presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e conselheiro federal, Diogo Sampaio, eles debateram as pautas prioritárias da saúde e da medicina em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado.
Participaram do encontro os deputados Coronel Fernanda, José Medeiros e Rodrigo da Zaeli, do PL, e Gisela Simona e Coronel Assis, do União Brasil. “Ficamos muito honrados em receber os deputados federais mato-grossenses, que sempre apoiaram e trabalharam por propostas que valorizem o ato médico e uma medicina de qualidade, fatores que refletem no bom atendimento à população”, destacou Sampaio.
Entre os projetos considerados prioritários pelo CFM e pelos conselhos regionais estão a implementação de um exame de proficiência, punição por agressão aos médicos, maior rigor na abertura de novos cursos de medicina e o piso salarial dos médicos. “São assuntos importantes, alguns deles que tramitam no Congresso há muitos anos, e que precisam ser debatidos e votados. Contamos com o apoio dos parlamentares para avançarmos”, pontuou o médico.
No caso do exame de proficiência, o tema está atualmente em debate no Senado. Em dezembro do ano passado, o Projeto de Lei (PL) nº 2.294/24 foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura. A proposta segue para a Comissão de Assuntos Sociais em caráter terminativo, ou seja, se aprovado na comissão o texto segue para a Câmara dos Deputados.
Recomposição – Um outro tema tratado no café da manhã é a luta para garantir o cumprimento do acordo que resultou na edição da Medida Provisória (MP) 1286/2024. O texto prevê a recomposição salarial dos servidores públicos federais, em 9% a partir de janeiro deste ano e 5% em abril de 2026, além de reestruturar as carreiras no serviço público federal. No entanto, a MP encaminhada ao Congresso Nacional não concedeu a atualização salarial acordada para duas categorias: médicos e médicos veterinários.
Após ser alertada sobre a grave distorção por Sampaio, a deputada Gisela Simona apresentou uma emenda modificativa para garantir que todos os profissionais sejam contemplados com a recomposição salarial acertada no ano passado.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!