PI 25198186 EDUCAÇÃO 10 ANOS SECOM GOVERNO DE MT de 08 a 15 de DEZEMBRO 2024

VERdade

MT Fashion Chita, evento que une moda e solidariedade, é lançado na ALMT

Por Secom ALMT
Publicado em 17-10-2023 às 08:41hrs
Os interessados podem comprar uma mesa ou um ingresso individual; estão à venda, a partir de hoje (16), 500 ingressos para o evento

Aconteceu ontem (16), no Salão Negro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o lançamento do MT Fashion Chita, evento que une moda e filantropia em prol de duas causas: o tratamento do câncer e o combate à violência contra a mulher.  O desfile vai acontecer no dia 7 de novembro, às 19h, no Espaço Leila Malouf. Estão à venda 500 ingressos para os interessados em participar da festa.

A primeira-dama do Legislativo, Sônia Meira Botelho, esposa do presidente Eduardo Botelho, juntamente com as embaixadoras Rose Piran e Ide Guimarães, além do promotor de eventos Edson Guilherme e representantes dos parlamentares Janaina Riva (vice-presidente) e Max Russi (primeiro-secretário), fizeram a abertura da solenidade  e juntos destacaram a importância da solidariedade na transformação de vidas.  

O MT Fashion Chita edição 2023 vai unir a moda, a tradição do tecido de chita e a acolhida por pessoas de corações solidários para arrecadar fundos para a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC) e a ONG Lírios, que oferece apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, com o objetivo de construir casas de apoio. “O nosso intuito aqui é pedir a todos o apoio para essa causa. Vamos no unir e fazer com que as pessoas possam receber essa solidariedade. Eu tive câncer e teve todo um apoio e muitos não têm isso. Então vamos apoiar, vamos abraçar a causa”, convidou Sônia Botelho. 

“Se cada um der um pouquinho, muitos poderão ser ajudados. Temos que ajudar e não só falar para a televisão ou o público. É necessário ajudar mesmo, acalentar e doar, seja dinheiro, uma roupa e agora fazer a compra do ingresso. Temos que fazer muita caridade e seguir o exemplo de Deus, isso para mim é muito importante. Todo mundo tem condição de dar um pouco de si e eu me sinto honrada de ser madrinha de um evento que vai ajudar o próximo”, disse Ide Guimarães. 

”Vamos desfilar 25 looks que atendem a mulher no passeio completo e confeccionados com o chitão na linha prêt-à-porter. Muitos acham que chitão é somente para decoração, mas ela pode vestir com elegância e vamos mostrar toda a beleza desse tecido que é tradicional”, afiançou Edson Guilherme. 

Os interessados em prestigiar o evento podem comprar uma mesa ou um ingresso individual. A venda está disponível na Assembleia Social e nas sedes das duas instituições beneficiadas, ou pode ser feita pelo telefone (65) 99916 2284.  

Maria Fernanda de Figueiredo, presidente da ONG Lírios, disse que “com esse projeto, a arrecadação vai ajudar a nossa instituição, que já atendeu 14 mil  mulheres”.  “O câncer não espera e toda ajuda é necessária. Queremos concluir as obras da casa de apoio para pacientes oncológicos, para que [os pacientes] tenham atendimento com mais dignidade, então agradecemos ao deputado Botelho, à dona Sônia e à Mesa Diretora”, disse a presidente da AAPOC, Janaina Santana.  

Representando o deputado Max Russi, a servidora Katiúscia Mantelli agradeceu o trabalho da primeira–dama da ALMT e falou da necessidade de todos levantarem as mãos numa rede de apoio às pessoas com câncer e às vítimas de violência doméstica. “Nós, mulheres, estamos orgulhosas do trabalho que você,  Sônia,  vem fazendo. Quantas famílias você tem ajudado com seu trabalho junto com o deputado Botelho". 

Já a representante da deputada Janaina Riva, a servidora Quésia Limoeiro, frisou que a preocupação da ALMT é com pessoas.  “Ajudar as pessoas também está na moda”, declarou. 

Sobre a chita - Considerada uma fotografia da nossa cultura, a chita está entre a tendência de moda e é a inspiração para o evento. O tecido é originário da Índia medieval, o chintz, que chegou ao Brasil trazido pelos portugueses na segunda metade do século XIX e teve o nome aportuguesado para chita ou chitão.  A partir do século XX, a chita começa a ser produzida pelas fábricas brasileiras, sendo parte do desenvolvimento têxtil do Brasil. Hoje, símbolo do retrato da brasilidade e tropicalidade dos brasileiros, o tecido simples de algodão, de cores alegres e preço popular, teve seu uso diversificado como cortinas, forros de mesa, em festas juninas, decorações de casa e de restaurantes e vem ganhando novos espaços no vestiário de homens e mulheres.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais