O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), aparece como líder disparado na disputa para deputado estadual nas eleições de 2026, segundo levantamento realizado pelo Instituto Índice Pesquisas.
Na pesquisa espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apresentados — Max foi o mais lembrado pelos entrevistados. Em seguida, aparecem os deputados Doutor João (MDB) e Dilmar Dal Bosco (União), empatados em segundo lugar, com 1,92% e 1,68% das intenções de voto, respectivamente.
Outros nomes citados foram o suplente Adenilson Rocha (PSDB), o deputado Beto 2 a 1 (PSB, mas que deve migrar para o Podemos) e o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo (União), cada um com 1,44% das menções. Já os deputados estaduais Eduardo Botelho (União), Gilberto Cattani (PL), Faissal Calil (Cidadania), Lúdio Cabral (PT), Sebastião Rezende (União) e Thiago Silva (MDB) registraram 1,20% cada.
Apesar das menções, o levantamento apontou um número elevado de indecisos: 51,32% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder. Analistas afirmam que esse índice é natural a um ano das eleições, já que muitos eleitores ainda não conhecem os pré-candidatos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 29 de agosto, com 2.054 eleitores distribuídos pelas 12 regiões administrativas do estado. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!