PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

POLITICA

Petição pede devolução de diamante do cetro da rainha Elizabeth à África do Sul

Por Mídia Hoje
Publicado em 22-09-2022 às 01:17hrs
Com a morte da Rainha Elizabeth II e os olhos de todos voltados para o Reino Unido, a África do Sul está pedindo para que a Família Real devolva o maior diamante lapidado no mundo, que fica em um dos cetros da monarca. Por isso, foi aberto um abaixo-assinado solicitando a devolução da joia para colocá-la em um museu sul-americano, e quase 7 mil pessoas já assinaram o documento.
Petição pede devolução de diamante do cetro da rainha Elizabeth à África do Sul

A joia conhecida como a Great Star of Africa (Grande Estrela da África), ou Cullinan I, foi dado de presente à família em 1905, durante o domínio britânico, segundo o site Time Out. No entanto, críticos da monarquia afirmam que, na verdade, o diamante teria sido roubado do país. 

 

Esse debate sobre quem é o verdadeiro dono do mineral permeia o país, além de discussões em torno de outras pedras preciosas, de acordo com o site. 

 

"O diamante Cullinan deve ser devolvido à África do Sul com efeito imediato. Os minerais do nosso país e de outros países continuam a beneficiar o Reino Unido às custas do nosso povo", disse o ativista Thanduxolo Sabelo. 

 

O diamante

 

A pedra foi apresentada ao rei Eduardo VII, do Reino Unido, em 1907, de acordo com o Royal Collection Trust. Ele havia sido descoberto dois anos antes em uma mina particular na África do Sul.

 

O diamante pesa cerca de 3.106 quilates em sua forma natural, e diz-se que o diamante original era do tamanho de um coração humano. Embora nunca tenha sido colocado à venda, acredita-se que valha mais de R$ 2 bilhões.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais