PI 82252 ALMT - CAMPANHA LEGISLAR de 24 a 30 SEMBRO 2024

POLITICA

Prefeito Emanuel Pinheiro concede área para abrigar sede do grupo Flor de Atalaia

Por SECON CBA
Publicado em 14-08-2022 às 19:28hrs
O espaço possui mais de 600 m² e está localizado no bairro Parque Atalaia
Prefeito Emanuel Pinheiro concede área para abrigar sede do grupo Flor de Atalaia

O prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito José Roberto Stopa, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, se reuniram na tarde desta sexta-feira (12), com representantes da Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia, no Salão Nobre do Palácio Alencastro.

Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal assinou o contrato de concessão de direito real de uso de imóvel público, firmado entre o Município de Cuiabá e o grupo Flor de Atalaia, por meio da Lei nº 6.793/22.

A área com mais de 600 m², localizada no bairro Parque Atalaia, deve abrigar a sede da entidade para dar continuidade a realização dos projetos socioculturais do grupo por 20 anos, sendo permitida a prorrogação do contrato por igual período. 

“O grupo Flor de Atalaia é uma instituição genuinamente cuiabana do siriri e do cururu, de um resgate cultural que passa de mãe para filho. Vou poder eternizar agora a sede do grupo com a concessão de uso dessa área. Cuiabá é uma cidade que tem uma expressão cultural que pouquíssimas no país possuem e o Flor de Atalaia faz parte disso. Então, a Prefeitura de Cuiabá estará sempre de portas abertas para incentivar e valorizar a cultura cuiabana”, destaca o prefeito. 

“Sem dúvida nenhuma, quando você valoriza a cultura local, você tira crianças da rua, crianças que poderiam estar se envolvendo com drogas e outras atividades ilícitas. Então, a cultura ao mesmo tempo que resgata e preserva a nossa história, também traz uma série de outros benefícios e a gestão Emanuel Pinheiro sempre tem primado pela valorização e respeito pela nossa cultura”, acrescenta Stopa. 

O secretário Aluízio Leite também destaca que um dos principais objetivos da gestão Emanuel Pinheiro é valorizar a cultura local. "Há uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que possamos sempre apoiar a cultura local. Exemplo disso, é que em setembro teremos o Festival de Siriri, com investimento de recursos e grande expectativa de público. Então, quero dizer que nós valorizamos todas as atividades culturais e estamos aqui para incentivá-los", disse Leite. 

Para a presidente do Flor de Atalaia, Cristina Zuita, a conquista do espaço para construção da sede representa a realização de um sonho. "Estamos muito gratos, após cinco anos de luta para a conquista desse espaço. Na nossa comunidade o grupo Flor de Atalaia consegue agregar jovens e crianças em torno da cultura. Por isso, sempre digo que o nosso trabalho é sociocultural. Sou moradora do bairro há mais de 40 anos, vi a comunidade crescer e hoje estou proporcionando que ele tenha um grupo como esse. Quero agradecer a todos que fizeram parte dessa história e dizer que estou muito feliz por finalmente ter chegado esse dia. Como sempre digo, não há vitórias sem lutas", agradece. 

Também estiveram presentes o secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, o vereador Marcrean Santos, e representantes da equipe técnica da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 

FLOR DE ATALAIA

O grupo de Siriri Flor de Atalaia nasceu no bairro Parque Atalaia e, com apenas oito anos de existência, vem se consagrando levando a cultura cuiabana em competições por todo o país. Recentemente, o Flor de Atalaia conquistou o 1º lugar no Festival de Dança de Joinville, na categoria "Danças Populares Brasileiras".

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais