PI 25204384 ALMT BALANÇO 2025 de 10 a 26 fevereiro 2026 Banner Central 1400x300px

ECONOMIA

Geração de emprego em Mato Grosso impulsiona comércio e serviços em 2025

Por Da Assessoria
Publicado em 19-02-2026 às 09:13hrs
Dados da Fceomércio MT

Mato Grosso criou 31,7 mil empregos formais em 2025 e impulsionou diretamente o crescimento do comércio e dos serviços, colocando o estado entre os destaques nacionais em vendas e faturamento. Segundo análise do Instituto de Pesquisa da Fecomércio no Estado (IPF-MT), o aumento de trabalhadores com carteira assinada também elevou os indicadores nacionais.

Ainda conforme o Novo Caged, o setor de serviços contribuiu com 14,4 mil novos postos de trabalho no ano em Mato Grosso, representando 45,5% do total. A agropecuária registrou expansão de quase 6,2 mil vagas (19,5%), seguida do comércio, com 4,3 mil (13,7%), da indústria, que cresceu quase 4,2 mil postos (13,2%), e da construção, com 2,5 mil (8%).

O aumento de trabalhadores celetistas elevou o consumo no estado. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), houve expansão de 3,3% no volume de vendas e de 7,9% na receita, colocando Mato Grosso como o 7º maior crescimento do país. Os resultados superam a média nacional, que registrou alta de 1,6% nas vendas e de 6,4% na receita.

Já em relação aos serviços, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) no estado registrou aumento de 4,9% no volume e de 7,2% na receita, na comparação com 2024. Ainda conforme análise do instituto da Fecomércio-MT, também se observou crescimento de 2,8% no volume e de 7,5% na receita no país.

O presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, destacou a potencialidade econômica estadual com o aumento do emprego. “No conjunto, o quadro aponta para uma economia que está conseguindo transformar renda setorial em dinamismo econômico, sendo serviços e comércio agentes amplificadores desse ciclo”.

Geração de emprego em crescimento

Mato Grosso vem apresentando resultados positivos na geração de empregos nos últimos dois anos. Wenceslau Júnior explicou que a manutenção desse desempenho reforça a tendência de aquecimento do mercado de trabalho local, uma vez que dados do Novo Caged mostram a criação de 25,4 mil empregos com carteira assinada em 2024.

“A empregabilidade mato-grossense, aliada ao papel estratégico do comércio e dos serviços, aponta para uma economia aquecida no estado, que se mantém, em maior ou menor medida, desde a pandemia”, disse.

Ele completou que o cenário confirma um ciclo consistente de expansão da economia mato-grossense. “O setor terciário funciona como mecanismo de multiplicação da renda. Quando cresce, sinaliza que a economia não está apenas produzindo, mas circulando renda com intensidade”.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais