A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, está seguindo com a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Após a conclusão das três primeiras etapas, está sendo preparada a Conferência, que ocorrerá no dia 10 de julho. Nesse encontro, serão analisadas as propostas para a elaboração e aprovação do texto final do Plano Municipal de Cultura.
Até o momento, as três primeiras fases foram concluídas, incluindo a criação do portal http://cultura.cuiaba.mt.gov.br/ em setembro de 2022, onde foram recebidas mais de 400 contribuições dos segmentos culturais e da sociedade. Além disso, três fóruns temáticos presenciais foram realizados em novembro, com a participação de diversos segmentos, que tiveram a oportunidade de apresentar propostas, principais demandas e necessidades do setor, além de ampliar as informações e promover debates.
Neste primeiro semestre de 2023, todas as informações apresentadas foram compiladas e incluídas na Minuta do Plano Municipal, que ficou disponível no portal para acesso da população até o início deste mês. Nessa fase, os interessados puderam acessar, ampliar, fazer novas sugestões ou reparar algumas já feitas.
O Plano Municipal de Cultura é parte integrante do Sistema Nacional de Cultura (SNC), um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas culturais entre os entes federados e a sociedade civil. Seu principal objetivo é fortalecer as políticas culturais da União, estados, Distrito Federal e municípios. O plano é um dos dispositivos obrigatórios do Sistema Nacional de Cultura e sua construção é baseada na lei federal nº 12.343/2010 e na estadual nº 10.363/2016, que aprovam o Plano Nacional de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, respectivamente.
A Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso - Ação Cultural realiza a assessoria técnica em todo o processo de construção do Plano Municipal de Cultura de Cuiabá. Após a aprovação dos participantes na Conferência Municipal de Cultura, o projeto de lei será enviado ao Jurídico da Prefeitura para ajustes e adequação oficial. Em seguida, o projeto será encaminhado para a aprovação do Executivo Municipal e, posteriormente, será enviado para a aprovação dos vereadores na Câmara Municipal de Cuiabá, conforme detalhou o representante da empresa responsável pela parte organizacional do Plano Municipal de Cultura, Adriano Souza.
"A sociedade como um todo está convidada a fazer parte desse movimento em prol do fortalecimento da cultura regional. É a primeira vez que Cuiabá coloca em discussão a elaboração de um plano que irá proporcionar a efetivação de políticas públicas. Estamos muito contentes e temos a certeza de que, ao final, será criado um programa dentro da realidade de cada setor envolvido", finalizou o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!