“O Mercado Antônio Moysés Nadaf, mais conhecido como Mercado do Porto, é muito mais do que um espaço comercial. Ele é um verdadeiro cartão-postal de Cuiabá, um símbolo da tradição e da identidade cuiabana. Por isso, a revitalização desse espaço, cuja segunda etapa será entregue nos próximos dias, é um marco que reforça o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a preservação cultural e o fortalecimento do potencial turístico da cidade.” Assim o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, resume mais uma importante obra a ser entregue pela Prefeitura de Cuiabá.
As obras avançam em ritmo acelerado, com trabalhadores dedicados à finalização dos últimos detalhes. Nesta manhã (19), por exemplo, foram instalados 16 climatizadores que trarão mais conforto aos visitantes e feirantes. Essa é apenas uma das melhorias implementadas no espaço. As ações para finalização envolvem a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Ao todo, 132 feirantes, que comercializam pescados, carnes, hortifrutigranjeiros, laticínios e outros produtos, ocuparão as novas instalações. Alguns permissionários já iniciaram as adequações para transferirem seus comércios à nova estrutura, que agora atende a todas as normas sanitárias e de segurança.
A modernização inclui, nos respectivos espaços comerciais, câmaras frias exclusivas para comerciantes de produtos frigoríficos, quadros de energia individualizados e medidores de água, garantindo eficiência e economia. Além disso, o espaço recebeu melhorias no calçamento, acessibilidade, sistema de drenagem e a substituição do telhado, reforçando a funcionalidade e a estética do local.
A estrutura de tendas provisórias, utilizadas durante o período das obras e que abrigavam os permissionários, terá uma nova finalidade. Elas não serão demolidas, mas adaptadas para sediar eventos como o Festival da Pamonha, o Festival de Flores e o Festival de Pimenta, consolidando o Mercado do Porto como um ponto de encontro cultural e turístico.
“A revitalização do Mercado do Porto é mais do que uma entrega, é a valorização de nossa identidade e o fortalecimento de nosso patrimônio. Este espaço, que guarda tantas memórias, está sendo preparado para receber o futuro sem perder sua essência, celebrando a tradição cuiabana e impulsionando o turismo e a cultura de nossa cidade”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
A primeira etapa da obra foi entregue pelo prefeito em julho de 2023, concretizando um sonho de mais de trinta anos. O espaço, que possui dois pisos, também conta com banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, foram instalados 19 climatizadores na parte interna, rampas de acesso e dois elevadores, compondo uma estrutura moderna e completamente adequada às exigências sanitárias.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!