PI 51043 ALM PRESENTES - de 10 a 30 NOV2025

POLITICA

Primeira-dama de Cuiabá e secretária municipal da Mulher vistoriam obra da Casa da Mulher Brasileira

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 23-11-2025 às 09:20hrs
Cuiabá foi contemplada com a Casa da Mulher Brasileira Tipologia III, porém o Ministério das Mulheres concluiu ser necessária a alteração da nomenclatura dos projetos referentes às unidades da Casa da Mulher Brasileira dos tipos III e IV.

A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, realizou uma vistoria técnica na obra da Casa da Mulher Brasileira, acompanhada pela secretária municipal da Mulher, tenente coronel Hadassah Suzannah, e pelo secretário adjunto de Obras, Mateus Silva Alves. De acordo com Samantha, a fiscalização conjunta teve como objetivo verificar de perto as falhas de execução que continuam impedindo a conclusão do prédio, que deveria ter sido entregue em 4 de dezembro de 2023, conforme indicado na placa do Governo Federal instalada no canteiro de obras.

“Em vários pontos da construção há irregularidades visíveis, como o nivelamento inadequado do piso. Essa obra não é o padrão da gestão Abilio Brunini. Temos muita coisa para corrigir aqui, mas o grande problema é: como fazer esses ajustes diante das amarrações herdadas do passado? Ainda assim, vamos resolver isso o quanto antes”, afirmou Samantha.

A vistoria técnica identificou atrasos injustificados, morosidade contínua, descumprimento do cronograma físico-financeiro, baixa qualidade nos serviços, retrabalhos e falta de uma retomada adequada mesmo após diversas oportunidades concedidas à empresa contratada. Esse conjunto de falhas comprometeu a continuidade da obra e seu propósito social, especialmente por se tratar de um equipamento voltado ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo a secretária da Mulher, Hadassah Suzannah, a morosidade passou a prejudicar o andamento regular das atividades e impactou diretamente a execução do contrato. Ela destacou ainda que, por se tratar de uma obra financiada parcialmente por convênio federal, há trâmites administrativos que não dependem exclusivamente do município, como análise, conferência e processamento de pagamentos. “A Secretaria da Mulher faz todos os pagamentos mediante medições. Hoje não existe pagamento pendente. Há apenas reajustes em trâmite, valores pequenos previstos em contrato”, afirmou Hadassah.

O secretário adjunto de Obras, Mateus Silva Alves, detalhou que os problemas vêm desde o início da execução. “Aqui há falhas estruturais, arquitetônicas, erros de execução e ainda entraves jurídicos, porque se trata de um convênio que exige o cumprimento de diversos requisitos legais. Muitos deles não foram atendidos desde a gestão anterior”, pontuou.

Mateus destacou que a gestão Abilio Brunini está empenhada em promover todos os ajustes necessários para que a obra avance. Para ele, o maior desafio é corrigir as irregularidades respeitando as amarrações contratuais e técnicas herdadas. “Estamos trabalhando para fazer todos os ajustes necessários para dar andamento à conclusão dessa obra”, finalizou.

A situação também foi discutida em uma reunião do Núcleo da Primeira-dama, realizada no último dia 12 de novembro, com a participação da equipe da Secretaria Municipal da Mulher, do procurador-geral do Município, Luiz Antônio Araújo, do secretário de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, e da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elisangela Fernandes Bokorni.

Mudança de Casa para Centro

Cuiabá foi contemplada com a Casa da Mulher Brasileira Tipologia III, porém o Ministério das Mulheres concluiu ser necessária a alteração da nomenclatura dos projetos referentes às unidades da Casa da Mulher Brasileira dos tipos III e IV. 

Assim de acordo com o ofício nº 24/2023/CGPR/SENEV/MMULHERES de 31 de maio de 2023, item 4, o Ministério da Mulher, após a análise dos projetos de construção sob a designação da Casa da Mulher Brasileira tipo III e a Casa da Mulher Brasileira tipo IV, verificou a necessidade de troca de designação do nome do serviço, contudo sem alteração objeto ou finalidade.

A Casa da Mulher Brasileira dos tipos III e IV, ou Centro de Referência de Atendimento à Mulher, localizada em frente ao Villa Montessori, no bairro Alvorada, é uma entrega essencial para Cuiabá, especialmente para o atendimento às vítimas de violência.

O valor inicialmente contratado para a execução da obra foi de R$ 1.559.003,37. No entanto, em decorrência de atualizações contratuais e da aplicação de reajustes previstos em cláusulas de acordo com o reequilíbrio econômico, o valor atual do contrato passou a ser de R$ 1.905.163,29.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais