VERdade

Primeiro satélite totalmente brasileiro é lançado ao espaço com sucesso

Por Sputnick
Publicado em 28-02-2021 às 23:10hrs
O Amazônia 1 vai mandar o sinal para três estações de monitoramento no Brasil: uma em Cuiabá (MT), a outra em Alcântara (MA) e a terceira em Cachoeira Paulista (SP).

O Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro, foi lançado ao espaço na madrugada deste domingo (28). O lançamento ocorreu às 1h54 (horário de Brasília) no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia.

lançamento durou cerca de 17 minutos e foi acompanhado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

"Sem imprevistos, a operação foi um sucesso e o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, já está no espaço", disse uma nota da pasta.

O satélite está situado em uma altitude média de 752 quilômetros acima da superfície terrestre.

Ao final do lançamento bem-sucedido, o ministro Pontes comentou a importância da missão para o Brasil.

"O satélite será fundamental para o monitoramento da Amazônia e outros biomas no Brasil, além de inaugurar uma nova era para a indústria brasileira de satélites", afirmou

satélite foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, interior de São Paulo, e levado em 22 de dezembro para a Índia para ser lançado.

O Amazônia 1 vai mandar o sinal para três estações de monitoramento no Brasil: uma em Cuiabá (MT), a outra em Alcântara (MA) e a terceira em Cachoeira Paulista (SP).

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais