Domingo (14 de maio) é dia de homenagear mães que no dia a dia buscam um futuro melhor para os filhos e à família. No campo ou na cidade, elas merecem atenção. Por isso, o deputado Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, trabalha em projetos que beneficiam mulheres como a pedagoga Aparecida Maria de Figueiredo, conhecida por Cida, 43 anos, mãe de três filhos, nascida e criada na roça.
Pela primeira vez, o Dia das Mães de Cida terá uma celebração diferente. A comunidade Três Pedras, no distrito da Guia em Cuiabá, onde moram seus pais, produtores de farinha de mandioca, agora tem mais estrutura: poços artesianos e maquinários como plantadeira e adubadeira. “Tudo graças às indicações de Botelho, que ajudam mais de 100 famílias que vivem aqui na região. Sem ele, nada disso seria possível. É a realização de um sonho”, conta a professora.
Na Assembleia Legislativa, Botelho viabiliza o processo produtivo e propõe a geração de renda por meio do Programa Feira da Mulher no Campo, instituído pela LEI Nº 10.902, de 5 de junho de 2019. Uma tarefa de inclusão e valorização da mulher rural, por meio da comercialização e divulgação dos produtos oriundos da agricultura familiar e orgânica – além de artesanato, comidas e bebidas típicas, plantas e flores naturais.
Em março deste ano, o representante da Casa de Leis, em parceria com o governo estadual, entregou maquinários que somam mais de R$ 18 milhões, para alavancar a capacidade de produção da farinha de mandioca entre os pequenos produtores da baixada cuiabana. E sabe quem estava lá para receber esse presente? A professora Cida, que, desde cedo, trabalha com essa cultura.
“Tenho um compromisso com as mulheres, seja do campo ou da cidade. Sei que assim como minha mãe sonhava em me dar um futuro digno, muitas mulheres têm o mesmo sonho. Por isso, meu compromisso é trabalhar por todas elas, o ano todo, para que tenham motivos para comemorar”, ressalta Botelho.
No Parque Atalaia, em Cuiabá, a moradora Terezinha Dias de Souza, 50 anos, mãe de dois filhos, também celebra um Dia das Mães mais feliz. “Hoje, nosso bairro está mais bonito e mais de 15 mil pessoas vivem aqui. Posso afirmar porque moro no local há 32 anos”. Com indicações de Botelho, as ruas ganharam asfalto, postes de iluminação e, ainda, uma unidade de saúde. “A baixada cuiabana tem Botelho como um filho, pois ele tem serviço prestado. Tudo que prometeu para o Atalaia cumpriu”, finalizou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!