ECONOMIA

Quase metade da população vai às compras e Dia dos Namorados deve girar R$ 137 milhões em MT

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 20-05-2025 às 08:00hrs
A maioria dos consumidores deve investir R$ 350 para celebrar a data. Perfumes, chocolates e doces, roupas e acessórios, flores estão no topo da preferência
Quase metade da população vai às compras e Dia dos Namorados deve girar R$ 137 milhões em MT

Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que o Dia dos Namorados – celebrado em 12 de junho – vai muito além de uma data comemorativa para casais. Em 2025, cerca de 46% da população no estado devem ir às compras na última grande data comercial do primeiro semestre e a estimativa de movimentação financeira é de R$ 137 milhões na economia local.

Especialistas destacam que os setores de comércio varejista e serviços serão os mais impactados. Dois terços dos consumidores indicaram que vão adquirir presentes. Perfumes (63%), chocolates (35%), roupas e acessórios (27%) e flores (16%) estão no topo das preferências. Outros 13% dos entrevistados vão investir em jantares, cinema e viagens com seus companheiros. O restante vai combinar as duas formas e conciliar produtos com experiências especiais.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Mato Grosso, Marielly Fonseca, o apelo emocional do Dia dos Namorados é fundamental para alavancar a captura de clientes e o faturamento. “Essa data influencia o comportamento do consumidor, que fica propenso a gastar mais. Para explorar todo o potencial da comemoração, a melhor estratégia é preparar ambientes temáticos e experiências sensoriais, como decorações e vitrines que capturem a atenção”.

Embora o ticket médio de gastos com produtos e serviços relacionados ao dia 12 de junho seja de R$ 430, mais da metade dos consumidores vai destinar cerca de R$ 350. Segundo a pesquisa, 45% dos casais vão fazer pesquisas de preço antes da compra. No processo de decisão, a qualidade do produto e as promoções são os principais fatores de influência.

“A aposta em ofertas e combos é decisiva para cativar o consumidor e o estimula na decisão de compra. Além disso, as empresas de diferentes segmentos podem investir em parcerias para essa data especial. Por exemplo, restaurantes podem se unir a floriculturas ou lojas de presentes para criar combos integrados para aumentar o engajamento e gerar valor”, comenta a especialista em marketing.

Para se ter ideia, quase 60% dos respondentes afirmaram que ofertas atrativas podem fazê-los mudar de ideia em relação na hora da compra de um determinado item. O cenário é decorrente da instabilidade econômica que afeta as finanças da população. Mesmo com cifras expressivas, a estimativa de incremento na economia caiu 43% no comparativo com 2024. Já a intenção de compra retraiu 3 pontos percentuais.

Oportunidades para empreender

O publico diversificado que pretende comemorar o Dia dos Namorados abre caminhos para que os pequenos negócios adaptem seus produtos, serviços e preços à realidade local para ganhar receitas. Conforme o estudo, 4 em cada 10 casais devem realizar as compras na véspera do Dia dos Namorados – o que reforça a importância de ações promocionais e de comunicação, sobretudo na reta final.

Na visão da gestora de pesquisas temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o empreendedor deve expandir os canais de pagamento para atender todos os clientes. “Outro ponto de destaque é valorize o atendimento personalizado. Muitas vezes, o diferencial competitivo do pequeno negócio é o cuidado para com o cliente e a escuta ativa para melhorar a sua experiência”, diz.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre os dias 1º e 30 de abril de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 996 residentes, maiores de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais