Mais completo e didático, o Radar Saúde foi reformulado e agora conta com o “Painel Gestor”, o “Painel Cidadão” e o “Glossário”. Garantida pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), a atualização trouxe mais dados à ferramenta, a fim de subsidiar tanto a formulação de políticas públicas pelos gestores, quanto o acompanhamento pela população. Acesse aqui.
A nova versão foi lançada na última semana, durante o Tribunais em Ação, evento realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que reuniu centenas de gestores da região Oeste do estado em Cáceres (220 km de Cuiabá). Na ocasião, o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, traçou um diagnóstico da Assistência Social dos 22 municípios que participaram do encontro.
“Nosso objetivo é induzir os gestores a pensarem estrategicamente, redefinirem caminhos, aperfeiçoarem a gestão da saúde e, principalmente, ofertarem a melhor assistência possível ao cidadão. Por isso, nos empenhamos em tornar o Radar ainda mais completo e didático”, disse o conselheiro ao explicar que o Painel Gestor é um importante aliado no diagnóstico das condições de saúde no estado.
Assim, por meio do levantamento de informações separadas por município e região, é possível analisar, por exemplo, números referentes a planos de saúde, equipamentos, leitos e indicadores da primeira infância, além dos valores da despesa empenhada, da despesa líquida e da despesa paga por habitante.
Sobre o Painel Cidadão, Maluf destacou a seção “Serviços Especializados”, que permite identificar hospitais e ambulatórios que realizam atendimentos em diferentes áreas, como pediatria, cardiologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria e ginecologia. Há ainda dados sobre profissionais, equipes de saúde por tipo e equipes da estratégia Saúde da Família, dentre outras.
Já o Glossário tem por objetivo facilitar a identificação dos termos da área técnica e a compreensão de conceitos. Os termos, as definições e siglas utilizadas foram extraídas da Política do Sistema Único de Saúde e de documentos, legislações e outros materiais produzidos pelo Ministério da Saúde.
As atualizações se somam ao Painel Imunização, incluído ao Radar Saúde em 2023. Outra novidade diz respeito à disponibilização de questionário na página inicial, para que o usuário possa avaliar sua experiência na utilização da ferramenta. “Esse enfoque no cidadão resultou em informações acessíveis e compreensíveis, que fortalecem o controle social e a confiança nas ações administrativas”, reforçou.
Para o conselheiro, a transparência e o diagnóstico das deficiências do setor devem resultar na execução de ações preventivas e proativas. “A principal característica desta ferramenta é que ela possibilita o conhecimento sobre a realidade dos municípios por meio de comparativos entre índices, que vão desde cobertura vacinal à mortalidade infantil”, concluiu.
Radar Saúde
O Radar Saúde consolida dados pertinentes ao estado por meio do levantamento junto a fontes oficiais, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por meio dele, verifica-se, por exemplo, a existência de 9.308 leitos em Mato Grosso, sendo 6.731 do Sistema Único de Saúde (Sus) e outros 2.577 da rede privada. Gráficos e tabelas mostram ainda números sobre a despesa liquidada per capita (1.326,79) e o total de médicos (7.932), dentre outros.
Vale destacar que o Radar Saúde é um dos módulos do Radar de Controle Público do TCE-MT, que monitora diferentes setores da gestão pública. Reconhecida por instituições de todo o país, este instrumento é um dos produtos do Tribunal certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o selo ISO 9001.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!