PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

VERdade

Respeito no Carnaval: campanhas do Governo Federal reforçam o “Não é Não” e a proteção contra ISTs

Por Secom Gov.BR
Publicado em 12-02-2024 às 08:49hrs
Ações buscam promover respeito e conscientização durante as festas carnavalescas. Campanha também alerta para a importância de utilizar o Ligue 180, canal de orientação e denúncias de violência contra a mulher

Em contagem regressiva para o Carnaval, o Governo Federal lança uma campanha publicitária que busca promover o respeito e a conscientização durante as festas. A mensagem central destaca a importância do "Não é Não" e enfatiza o respeito às mulheres e à comunidade LGBTQIA+. Além disso, a ação também alerta para a importância de utilizar o Ligue 180, canal que fornece orientações e recebe denúncias de violência contra a mulher.

“Se liga na ideia que eu vou te dar: tem que brincar na manha, saber que não é não, respeitando as minas, as monas e os irmãos. Respeite toda cor, a diversidade”, diz o jingle da campanha que pretende influenciar positivamente o comportamento dos foliões. A atuação também busca promover o fortalecimento da igualdade e da diversidade. 

Ainda nesta campanha, o governo também publicou o “bloco Unidos Contra a Dengue” para reforçar o contínuo cuidado contra o mosquito da dengue. Algumas das formas de combate são manter os sacos de lixo bem amarrados e esvaziar latas e deixar garrafas de cabeça para baixo.

PROTEÇÃO – Com o slogan “Carnaval, respeito e proteção #TemQueTer”, o Ministério da Saúde coordena a campanha nacional do Carnaval 2024 para conscientizar a população sobre a importância do uso da camisinha para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A iniciativa lembra aos foliões que a proteção é uma peça fundamental para a festa, lado a lado com o respeito, a diversidade e a inclusão.

A campanha está sendo veiculada na TV aberta, no rádio e em locais de grande circulação de pessoas em todo o Brasil. A estratégia inclui peças de comunicação que trazem os ritmos e a cultura de cada região do país, além de conteúdos específicos para os momentos antes, durante e depois das festas.

O uso da camisinha externa ou interna, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. O Ministério da Saúde reforça que camisinhas podem ser retiradas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual com uma pessoa que esteja infectada. Atendimento, diagnóstico e tratamento estão disponíveis no SUS de forma gratuita.

A camisinha também é um importante método contraceptivo para quem quer evitar a gravidez. Além do preservativo, o SUS oferta de maneira gratuita outros métodos que ajudam com os cuidados relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos, como anticoncepcional injetável mensal, anticoncepcional injetável trimestral, minipílula, pílula combinada, diafragma, pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte) e o Dispositivo Intrauterino (DIU).

Segundo o Ministério da Saúde, é importante a realização de testes para diagnóstico precoce, principalmente se houver relação sexual desprotegida, pois algumas ISTs podem não apresentar sinais e sintomas. Caso apresente exposição sexual com risco de infecção, o usuário deve se informar sobre a profilaxia pós-exposição (PEP), que deve ser iniciada em até 72 horas.

Se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, algumas infecções podem levar a graves complicações. Também é de extrema relevância que as parcerias sexuais sejam alertadas sempre que uma IST for diagnosticada, para que também realizem o tratamento.

O governo também enfatiza outra importante forma de prevenir contra as ISTs, como o HIV, que é fazendo uso da PrEP, método que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Entre os avanços conquistados em 2023 pelo Ministério da Saúde, está a disponibilização da profilaxia nos ambulatórios que acompanham a saúde de pessoas trans. Em todos os estados, há serviços de saúde ofertando a PrEP.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais