PI 39018 ALMT - VOTO CONSCIENTE de 8 a 31 MAIO 2024

VERdade

Saiba os horários do Concurso Nacional Unificado e programe-se

Por Secom Gov.BR
Publicado em 07-04-2024 às 09:26hrs
Processo seletivo para as 6.640 vagas do maior concurso para o serviço público da história do Brasil será realizado no dia 5 de maio, em 228 cidades, para mais de 2,14 milhões de inscritos
Saiba os horários do Concurso Nacional Unificado e programe-se

A contagem regressiva para a realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) chegou, nesta sexta-feira, 5 de abril, a um mês. No dia 5 de maio, mais de 2,14 milhões de candidatos de todo o país disputarão as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público da história no Brasil. As provas serão aplicadas simultaneamente em 228 cidades das 27 Unidades da Federação e terão questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com a Cesgranrio, divulgou hoje os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas. A orientação é para que os candidatos estejam atentos para evitar atrasos e reduzir as chances de serem afetados por imprevistos.

As provas serão aplicadas em dois períodos. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30, no horário de Brasília, e serão fechados às 8h30. As provas têm início às 9h e, neste turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas, de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais. Haverá ainda uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação. A duração da prova é de 2h30.

À tarde, os portões serão abertos às 13h (de Brasília) e serão fechados às 14h, com as provas tendo início às 14h30. Os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas, de múltipla escolha, e de conhecimentos específicos. Já os inscritos no bloco de nível médio terão pela frente mais 40 questões objetivas, de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino. No turno vespertino, a duração da prova é de 3h30.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação está prevista para 3 de junho. A divulgação final dos resultados deve ocorrer em 30 de julho. No dia 5 de agosto, o Governo Federal iniciará a convocação dos aprovados para posse e cursos de formação.

 

Confira os detalhes sobre o Concurso Público Nacional Unificado

Confira os detalhes sobre o Concurso Público Nacional Unificado

LOGÍSTICA E SEGURANÇA – A logística e segurança do chamado Enem dos Concursos é assegurada por meio da integração de vários órgãos das administrações públicas federal e estaduais. Participam do processo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais e o trabalho em conjunto visa garantir a lisura e o bom funcionamento e do processo seletivo em todas as suas etapas.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos monitora diariamente todas as etapas do concurso, desde o planejamento até a divulgação dos resultados, em colaboração com a Fundação Cesgranrio. Esta supervisão é reforçada pela experiência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acumulada ao longo de 25 anos de aplicação do Enem, maior inspiração do Concurso Público Nacional Unificado.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais