Otica seu Filó

ECONOMIA

Sebrae/MT apresenta projetos para desenvolver territórios durante Encontro Mato-grossense de Municípios

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 19-02-2025 às 09:01hrs
A instituição conta com um estande de atendimento para auxiliar empreendedores no desenvolvimento de negócios em todo o estado

O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) apresentou projetos e ações voltadas ao desenvolvimento territorial, durante a abertura do ‘Encontro Mato-grossense dos Municípios’, em Cuiabá. O evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e a Associação Mato-grossense dos Município (AMM) entre os dias 18 e 19 de fevereiro reuniu no Cenárium Rural diversas autoridades e conta com mais de 30 palestras na programação.

Diretores do Sebrae MT, Lélia Brun, André Schelini e Roberto Dahmer, e presidente do Conselho Deliberativo, Jonas Alves, participam da abertura do Encontro Mato-grossense de Municípios

Dentre os programas apresentados pelo Sebrae/MT aos prefeitos está o “Cidade Empreendedora”. A iniciativa está estruturada em 10 eixos para promover políticas públicas com foco no desenvolvimento socioeconômico local e se tornou instrumento estratégico para apoiar municípios na desburocratização de procedimentos, inovação, melhoria do ambiente de negócios e geração de empregos e renda.

Outra iniciativa apresentada aos participantes do evento é o programa “Educação Empreendedora”, que promove o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais. Ao longo de 2024, mais de 78 mil alunos foram impactados no Estado.

Segundo a diretora Superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, os projetos promovem progresso e também a inclusão de populações, por vezes, desfavorecidas, como mulheres, jovens, idosos, povos originários ou de comunidades tradicionais, além de profissionais que atuam na informalidade. “Estamos aqui para ser um parceiro e queremos contribuir, ainda mais, para a melhoria do ambiente de negócios, a capacitação de gestores públicos e o apoio às empresas, para que possamos construir um Mato Grosso mais forte, inovador e sustentável”.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi, que atua como RIG (Relações Institucionais e Governamentais) da instituição, apresentou uma palestra sobre a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento e progresso nos municípios. Ele indicou dados e estratégias para os municípios se desenvolverem de forma eficiente, com o objetivo de estimular o empreendedorismo como vetor de desenvolvimento regional.

Os prefeitos conheceram o programa de capacitação e formação de novas lideranças empresariais e gestores públicos realizados por meio do Programa de Inclusão Socioprodutiva e Programa de Desenvolvimento Empresarial. Ambos são executados em parcerias com os municípios e visam fortalecer segmentos estratégicos com base nas vocações locais. É neste escopo que está incluído o apoio à agricultura familiar – que conecta produtores locais e fortalece cadeias curtas de abastecimento.

O Sebrae Mato Grosso que é parceiro do evento também conta com um estande de atendimento para que os participantes possam tirar dúvidas e conhecer os programas ofertados pela instituição.

De acordo com o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a ideia é promover a aproximação de gestores municipais para oferecer qualificação e capacitação. “Desta forma o Sebrae/MT contribui para elevar a qualidade de vida da população mato-grossense. Trabalhamos de forma integrada para democratizar o acesso aos empreendedores que desenvolvem negócios no estado”.

O presidente do TCE-MT, Sergio Ricardo, destaca que o evento é a oportunidade para que os governantes adquiram conhecimentos e troquem experiências com representantes dos setores com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e reduzir desigualdades sociais. “Para fazer uma boa gestão, é preciso de informação e qualificação. Temos um Mato Grosso muito rico, mas também temos um Mato Grosso muito pobre e precisamos trabalhar para superar esse quadro”.

Encontro Mato-grossense dos Municípios

Estande do Sebrae MT no Encontro Mato-grossense de Municípios

Convidado de honra no Encontro Mato-grossense dos Municípios, o ex-presidente Michel Temer ressaltou a importância de assegurar a autonomia dos municípios através de uma reforma administrativa. Ele lembrou que instituiu em sua gestão estabeleceu o teto de gastos e promoveu a reforma trabalhista, para recuperar o avanço do Produto Interno Bruto (PIB), controlar a inflação e a taxa de juros, entre outras crises durante o mandato. “Os investidores precisam de segurança jurídica e estabilidade para apostar no Brasil. Se há mudança constante de regras, o investimento não vem. A governabilidade depende de diálogo e não imposição. Sem isso, há um desgaste que pode comprometer a aprovação de pautas importantes”.

Durante a abertura do encontro, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para proporcionar capacitação técnica aos municípios. O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, enfatiza a importância de proporcionar sustentabilidade às cidades para que tenham mais autonomia e desenvolvimento.

“Nosso objetivo é fazer com que municípios que têm dívidas tenham condições de se reerguer e ter mais autonomia. Para isso, precisamos de uma parametrização nacional que dê condições ao gestor. Este encontro visa mostrar que decisões assertivas podem ser tomadas e podem mudar a realidade de inúmeros municípios do Mato Grosso”.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais