
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) participa da COP-30, realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro. Referência nacional na promoção da sustentabilidade para os pequenos negócios, a instituição destaca a contribuição desses segmentos no enfrentamento às mudanças climáticas, por meio de ações desenvolvidas pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).
A participação se dará por meio de objetivos específicos, com lançamentos de projetos e ações durante a programação, além da presença em painéis.
Para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, que representará a instituição na conferência, é fundamental que os micro e pequenos negócios estejam no centro do debate sobre a agenda climática, uma vez que eles representam 95% das empresas no Brasil, evidenciando sua relevância para a cadeia produtiva nacional.
“A participação na COP-30 reforça o compromisso institucional com a agenda climática e com o fortalecimento dos pequenos negócios como agentes da transição para uma economia de baixo carbono. O Sebrae Mato Grosso, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, atua de forma articulada em todo o país, oferecendo conhecimento, capacitação e ferramentas práticas para que micro e pequenas empresas se adaptem aos desafios e às oportunidades trazidas pelas mudanças climáticas”, destaca Schelini.
O diretor Schelini reforça que as ações que serão apresentadas na COP-30 foram planejadas para gerar resultados de curto, médio e longo prazo, no avanço da agenda climática. “Essas iniciativas são importantes para a consolidação de políticas públicas e instrumentos de conhecimento voltados à descarbonização, à economia circular e à formação de empreendedores resilientes. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade dos pequenos negócios de inovar, reduzir riscos e gerar valor em um cenário cada vez mais orientado por critérios ambientais, sociais e de governança”.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a gerente do CSS, Tássia Gonçalves, e a analista Técnica Camila Andrade acompanham a programação da COP-30, em Belém/PA
A gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Tássia Gonçalves, que também participa da conferencia, reforça que durante a COP-30, o CSS reafirma seu papel de conector entre a ciência, setor produtivo e políticas públicas, demonstrando como o conhecimento aplicado pode transformar desafios climáticos em oportunidades de desenvolvimento sustentável.
“Há 15 anos, o Centro Sebrae de Sustentabilidade é o polo de referência em sustentabilidade do Sistema Sebrae. Sua atuação abrange a disseminação de práticas sustentáveis para os pequenos negócios, o desenvolvimento territorial dos biomas brasileiros e a promoção de modelos empresariais mais resilientes e inclusivos”, pontuou Tássia.
O Sebrae Mato Grosso estará presente no “green zone”, espaço de diálogo entre a sociedade civil, instituições públicas e privadas e líderes globais, onde serão debatidas ações de inovação e investimento sustentável. A instituição mato-grossense também estará na “blue zone”, centro diplomático da conferência e onde vão ocorrer as negociações oficiais entre os líderes de cada país.
Confira as iniciativas que serão apresentadas pelo Sebrae/MT na COP-30:
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!