Empreendedores negros de Mato Grosso têm até o dia 15 de agosto para preencher a pesquisa online da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) que busca identificar pessoas e negócios criativos no Estado. A proposta é que, após esta etapa, a Pasta tenha informações para subsidiar ações e projetos de desenvolvimento e fortalecimento do afroempreendedorismo em Mato Grosso.
“Esta é uma pesquisa inédita, que tem o objetivo de mapear os talentosos empreendedores criativos negros de nossa região. Queremos conhecer suas histórias e demandas. Somente com a participação de todos poderemos entender melhor o cenário atual para depois planejarmos as políticas públicas de forma mais assertiva”, explica a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura.
O diagnóstico é uma das ações do programa Báyò, aprovado em edital do Governo Federal, e desenvolvido pela Secel. Além da pesquisa online, uma equipe da Pasta já percorreu presencialmente 10 municípios mato-grossenses para conhecer o público.
Dentre os assuntos do questionário, são solicitadas informações sobre acesso a programas de fomento ao empreendedorismo. Ainda, de outros serviços e políticas públicas, como saúde, educação e saneamento básico.
O programa Báyò prevê ainda a realização de formação teórica e prática em temas como gestão de negócios, empreendedorismo, economia criativa e inovação. Ao fim das atividades, será realizado um grande festival, com exposição artística e feira de afroempreendedorismo.
O levantamento é executado pelo Centro Educacional Ataíse Rigo, com a participação de professores e bolsistas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
A pesquisa pode ser acessada AQUI.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!