O secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira, o adjunto de Gestão, Marcus Fabrício, o adjunto da Atenção Primária, José Ricardo Santana e a equipe de Recursos Humanos da Secretaria reuniram-se na tarde desta segunda-feira (25) na sede do Ministério Público com o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto. O objetivo do encontro foi o de apresentar o panorama atual do quantitativo de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e as projeções de expansão da rede nos próximos meses.
Na apresentação da equipe de RH, foi demonstrado que a Secretaria Municipal de Saúde possui hoje 27% de servidores em cargos temporários, oriundos de processos seletivos. Os demais servidores são efetivos. Outro assunto abordado foi em relação ao déficit de servidores na pasta, pois mesmo com a realização do concurso ainda há vagas que não foram preenchidas porque os aprovados não tomaram posse.
José Ricardo, adjunto da Atenção Primária, apresentou para o promotor o projeto de expansão da pasta, com a implantação de 80 novas Equipes de Saúde da Família (ESFs) ao longo deste ano, o que elevará a cobertura da Atenção Básica em Cuiabá de 51,96% para 84,73%. “Com a adição dessas novas equipes, todas as unidades básicas funcionarão até as 19h, e em algumas delas, o atendimento será estendido até as 22h, o que vai proporcionar maior acessibilidade aos serviços de saúde para a população cuiabana”, explicou.
O titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá ficou bastante satisfeito com a apresentação, pois, segundo ele, conseguiu visualizar de maneira clara o cenário do quadro de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde e as necessidades da pasta. Quanto à solicitação sobre uma permissão para realização de um novo processo seletivo para médicos e dentistas, que serão alocados nas novas ESFs, o promotor pediu que a Secretaria formalize o pedido.
Deiver ficou bastante animado com o resultado do encontro. “A reunião foi extremamente positiva, pois conseguimos apresentar ao promotor de saúde um panorama detalhado sobre nosso pessoal, incluindo a quantidade de servidores, os que ingressaram via concurso público e aqueles admitidos por meio do processo seletivo. Expusemos também as necessidades imediatas da equipe, bem como as projeções futuras. O promotor compreendeu a situação relativa ao número de servidores atuais, reconhecendo que estamos no caminho certo em termos de quantidade. Além disso, discutimos a formação de novas equipes, o que implica na necessidade de contratação adicional de médicos, enfermeiros e outros técnicos para compô-las. É importante ressaltar que os recursos para essas novas equipes serão provenientes do Governo Federal, especificamente do Ministério da Saúde. Portanto, não haverá impacto financeiro para a Secretaria de Saúde”, concluiu o secretário de Saúde.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!