SAÚDE

Seminário do TCE-MT resulta em Plano de Ação com 20 propostas para combater hanseníase no estado

Por Secom TCE/MT
Publicado em 08-11-2024 às 09:15hrs
O planejamento foi apresentado pelo presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

O seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), resultou na elaboração do Termo de Compromisso voltado ao controle da doença no estado. As 20 propostas que compõem o planejamento foram apresentadas pelo presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, na manhã desta terça-feira (5), durante o encerramento do evento, no auditório da Escola Superior de Contas.

Segundo ele, o encaminhamento foi focado em três eixos principais: fortalecer a atenção primária para que ela possa exercer o tratamento e o combate, implantação de um centro de estudos para hanseníase no estado e criação de uma unidade secundária, com hansenologista e alta tecnologia para auxiliar os municípios que não têm condições. 

“Essas ações foram debatidas e construídas aqui, durante este seminário, resultando no termo de compromisso, um documento muito importante que foi elaborado em parceria com a Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, as três esferas do Executivo, sociedades civil e acadêmica, organizações sociais e empresários do estado de Mato Grosso. É algo a ser levado a sério, porque a população está cansada de viver de promessas”, salientou Maluf.

No termo, ficou estabelecido que, no prazo de 90 dias, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) irá elaborar um plano de execução das propostas, com previsão de início já para o próximo ano. O planejamento deve ser apresentado ao TCE-MT, que também irá monitorar as ações, e à Comissão Intergestora Bipartite.

Para além do termo de compromisso, Maluf também destacou os avanços no âmbito do controle externo mato-grossense. “Nós saímos desse seminário com grandes mudanças no nosso Tribunal, que tenho certeza de que serão referência nacional. Foi incluído no Plano Anual de Fiscalização a auditoria dos 142 municípios do estado sobre a questão da hanseníase. Estamos colocando também, conforme a orientação do presidente Sérgio Ricardo, um monitoramento nas ações de hanseníase junto às apreciações das contas municipais, ou seja, nós vamos auditar e vamos monitorar à medida que fazemos a avaliação das contas. Então, o Tribunal de Contas está fazendo a sua parte."

Já na sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, o conselheiro fez um balanço do seminário e das ações da comissão. “Hoje se encerrou um ciclo de três grandes encontros que a Comissão realizou ao longo do ano. No primeiro, trouxemos o tema da saúde e controle externo e fizemos lançamento da cartilha de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. No segundo, debatemos a questão da saúde mental, pois existe uma dificuldade grande no estado de tratamento para pessoas que tem distúrbios mentais. Ao término, elaboramos uma carta com recomendações e encaminhamentos solicitando, por exemplo, psicólogos para as escolas e a incorporação do tratamento de saúde mental na atenção básica. E, agora, finalizamos com essa discussão sobre essa doença tão complexa que é a hanseníase.”

As ações da Comissão foram elogiadas pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, que enfatizou a importância do trabalho. “Só a sua Comissão já fez três encontros de grandes resultados para que o estado implemente políticas públicas de saúde.”

Especificamente sobre a seminário encerrado nesta terça-feira, o presidente apontou a materialidade das discussões. “Até um livro sua equipe lançou, que é um tratado sobre a hanseníase que nem o Estado tem. Com esse estudo que o TCE oferece, podemos acreditar em soluções. Mato Grosso é líder em detecção de hanseníase no país, mas com o empenho da Comissão o estado está mais próximo de tratar e resolver a questão. Parabéns pelo brilhante trabalho que fizeram esse ano”, concluiu Sérgio Ricardo.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais