ECONOMIA

Serviços e comércio concentram 92% das empresas ativas em Mato Grosso, aponta Jucemat

Por Secom Gov.MT
Publicado em 28-12-2025 às 09:54hrs
A 2ª edição do Visão Empresarial Jucemat divulga o Mapa de Empresas, documento que fornece dados sobre empreendedorismo no Estado

Os setores de serviços e comércio concentram a maior parte das empresas ativas em Mato Grosso e definem o perfil predominante do ambiente empresarial no Estado. Levantamento da Junta Comercial do Estado (Jucemat) mostra que essas duas atividades respondem juntas por 92% dos empreendimentos em funcionamento atualmente.

De acordo com o relatório “Jucemat Visão Empresarial – 2º Quadrimestre de 2025”, Mato Grosso conta com 318.955 empresas ativas. Desse total, 57,43% atuam no setor de serviços e 34,55% no comércio, enquanto a indústria representa 8% do universo empresarial estadual.

Já os dados referentes aos Microempreendedores Individuais (MEIs) revelam que 293.499 pessoas possuem registro ativo, distribuídas nos seguintes setores: 64,6% atuam na área de serviços, 26,2% no comércio e 9,2% na indústria. Na capital, o número de MEIs ativos é de 60.415.

Os dados foram extraídos do Cadastro Estadual de Empresas da Jucemat, por meio do sistema Business Intelligence (BI), ferramenta tecnológica que permite a extração e interpretação das informações disponíveis. O documento, elaborado em parceria com o Sebrae, reúne dados não apenas sobre as empresas ativas no Estado, mas também detalha o cenário dos microempreendedores individuais (MEI).

Segundo o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, o Mapa de Empresas tem o propósito de oferecer uma visão abrangente e detalhada do cenário econômico estadual, considerando os diversos portes de negócios.

“Ao disponibilizar esta análise, a Jucemat reforça o compromisso em promover a transparência, fomentar o ambiente de negócios e continuar contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficazes. Nosso intuito é que este relatório sirva de base para decisões assertivas, fortalecendo continuamente o empreendedorismo e a economia mato-grossense”, afirma o presidente.

Os dados evidenciam a forte presença de negócios ligados à prestação de serviços, atividades administrativas, promoção de vendas, transporte, saúde, apoio técnico e comércio varejista e atacadista, segmentos diretamente relacionados à dinâmica urbana, ao crescimento populacional e à expansão das cadeias produtivas regionais.

Cuiabá lidera o ranking estadual em número de empresas ativas, concentrando a maior parte dos empreendimentos nos setores de serviços e comércio. A capital é seguida por municípios como Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Sorriso, que também apresentam forte presença dessas atividades econômicas.

O documento está disponível neste link: https://www.jucemat.mt.gov.br/mapa-de-empresas

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais