Setembro é celebrado o Mês do Turismo. Em Várzea Grande, essa data ganha um significado especial, porque estamos construindo um novo momento para o setor em nossa cidade. Somos a porta de entrada de Mato Grosso, recebemos diariamente milhares de pessoas pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon e estamos ao lado da capital. Mas, mais do que localização estratégica, temos uma identidade cultural vibrante, uma culinária riquíssima, tradições que emocionam e lugares belíssimos que ainda são pouco explorados.
É verdade que precisamos avançar na infraestrutura para receber melhor o visitante. Hotéis, bares e restaurantes já estão surgindo com padrão médio e alto, além de um shopping center moderno, com lojas que sequer existem em Cuiabá. Porém, nosso desafio é ampliar esse potencial, fortalecendo cada elo da cadeia produtiva do turismo para que os benefícios cheguem também ao pequeno produtor, ao artesão, ao comerciante e ao trabalhador local.
Nestes primeiros nove meses de gestão, sob a liderança da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, demos passos importantes. A participação inédita de Várzea Grande com estande próprio na FIT Pantanal 2025 é prova disso. Foram mais de 70 mil visitantes, incluindo representantes de diversos países, que puderam conhecer de perto nossas tradições, como o siriri, o cururu, a viola de cocho, as redes artesanais e nossa culinária típica. Foi uma vitrine que mostrou ao Brasil e ao mundo que Várzea Grande tem muito a oferecer como destino turístico cultural, gastronômico, rural e de negócios.
Outro destaque foi a Festa de São Pedro em Bonsucesso, que neste ano deu um passo inédito ao incluir a comunidade evangélica em sua programação, unindo diferentes denominações cristãs em um só evento, além de ter recorde de público participante no almoço. Uma festa que valoriza a fé, movimenta a economia e fortalece a identidade cultural da nossa gente.
Também estivemos com nossa arte e cultura no maior festival de pesca em água doce do mundo, em Cáceres, no 42º FIPe, onde pela primeira vez os mestres artesãos das violas de cocho de Várzea Grande e as redeiras de Limpo Grande estiveram expondo, produzindo ao vivo e gerando renda com sua arte inigualável.
Além de estruturar o turismo, queremos também preparar a população para as novas oportunidades de trabalho que surgem com o setor. Por isso, estamos trabalhando para capacitação de mão de obra, seja em idiomas ou em outras demandas específicas das empresas, e vamos utilizar o Sine como ferramenta de intermediação para conectar profissionais capacitados às vagas abertas pelo setor produtivo. Assim, o desenvolvimento do turismo também se traduz em emprego e renda para quem vive em Várzea Grande.
Essas ações mostram que estamos no caminho certo. Mas não paramos aqui. Estamos trabalhando em novos projetos, como o Quintais de Turismo de VG, a EXPO-VG e o Festival de Pesca Esportiva (FESPe-VG) em Bonsucesso, ações que buscam valorizar experiências autênticas nos bairros e comunidades, integração com o Rio Cuiabá, conectando tradição, gastronomia e hospitalidade local, bem como desenvolvimento econômico em uma feira de negócios e tecnologia.
No mês em que celebramos o turismo, reafirmo o compromisso da atual gestão municipal: transformar o setor em um vetor de desenvolvimento econômico sustentável, que gera emprego e renda, mas que também preserva nossa cultura e fortalece o orgulho da população várzea-grandense. O futuro do turismo em Várzea Grande já começou a ser escrito – e será ainda melhor, porque estamos preparados para avançar muito mais.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!