POLITICA

TCE detecta falhas em 81% dos municípios na prevenção a desastres naturais

Por Secom TCE/MT
Publicado em 14-05-2025 às 09:12hrs
Tribunal de Contas emite série de recomendações e promove capacitação para fortalecer a gestão de riscos no estado.
TCE detecta falhas em 81% dos municípios na prevenção a desastres naturais

Considerando que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes para prevenir desastres naturais, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, emitiu uma série de recomendações para fortalecer a gestão de riscos no estado. As orientações serão reforçadas em capacitação inédita do TCE sobre proteção ambiental e defesa civil, que será realizada a partir das 8h desta quarta-feira (14), no auditório da Escola Superior de Contas. 

“Esse levantamento mostra que ainda há um longo caminho a percorrer na estruturação da defesa civil em Mato Grosso. Nosso papel é orientar, capacitar e cobrar o planejamento necessário para proteger a população. As mudanças climáticas estão aí, elas já são uma realidade e temos visto efeitos cada vez mais frequentes dos eventos climáticos extremos”, avaliou o presidente.

De acordo com a Nota Recomendatória nº 01/2025, elaborada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que é liderada por Sérgio Ricardo, apenas 6% dos munícipios mato-grossenses apresentam alta capacidade de resposta a desastres: Tangará da Serra, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Sapezal, Barra do Bugres, Jauru, Porto Esperidião e Guarantã do Norte. 

Publicada no Diário Oficial de Contas (DOC) da última sexta-feira (9), a nota aponta que 13% dos municípios estão em estágio intermediário de capacidade de resposta como Cuiabá, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães e Colíder. Por outro lado, 13 prefeituras sequer estão cadastradas no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Bom Jesus do Araguaia, Campos de Júlio e Nova Mutum são alguns exemplos.

Ainda de acordo com o documento, 40 municípios estão classificados com um perfil de risco que os torna mais suscetíveis a fenômenos como deslizamentos, enxurradas e inundações. Deste total, 11 municípios, incluindo Barra do Garças, Várzea Grande, Paranatinga, Cuiabá, Sorriso e Santo Antônio de Leverger, concentram mais de 6 mil pessoas vivendo em áreas mapeadas como de risco geo-hidrológico.

Diante disso, Sérgio Ricardo recomendou a adoção de cinco eixos prioritários: elaboração de planos de contingência com mapeamento de risco; implementação das diretrizes do Programa Cidades Sustentáveis e Resilientes; promoção da educação ambiental; garantia da transparência e do controle social das ações; e colaboração interinstitucional com previsão orçamentária.

Capacitação orienta elaboração de planos municipais

 A implementação destas políticas será facilitada pela qualificação sobre proteção ambiental e defesa civil, que terá início na quarta-feira (14) e se estende até sexta-feira (16). O objetivo é orientar os gestores municipais na elaboração ou atualização de seus Planos de Contingência (PLANCON), conforme as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Ao longo de três dias, especialistas também abordarão temas como a adaptação às mudanças climáticas e o acesso a fontes de financiamento para ações preventivas, como o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).

“Somos pioneiros no Brasil na coordenação de uma iniciativa dessa natureza. Estamos reunindo diversos órgãos públicos e entidades para ajudarmos os gestores a se prepararem para enfrentar crises com agilidade e eficiência em estado de emergências ou calamidade pública declarados, o que só é possível com Planos de Contingência bem-feitos, alinhados ao Sistema Nacional de Defesa Civil”, concluiu o presidente.

Clique aqui e confira a programação completa. 

Serviço
O que: Capacitação em Proteção e Defesa Civil - Plano de Contingência
Quem: Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo
Quando: 14 a 16 de maio
Onde: Auditório da Escola Superior de Contas
Inscrições: clique aqui

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais