Visando garantir o alcance e qualidade no serviço prestado à população mato-grossense, a assistência odontológica do estado passará por um diagnóstico nos próximos dias. A medida é resultado de reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17), entre a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).
Conforme o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o trabalho em conjunto será realizado dentro de um cronograma que já está em elaboração. O acompanhamento do serviço ocorrerá tanto por meio do CRO quanto por meio das contas anuais dos municípios, analisando a parte estrutural e orçamentária do segmento.
“Essa parceria foi proposta pelo CRO em virtude de um diagnóstico que vem sendo feito desde 2022. Cerca de 40 municípios já foram visitados pelos técnicos do Conselho, número que será ampliado este ano com novas visitas. Agora, eles nos trouxeram essa demanda para que juntos possamos diagnosticar e futuramente fazer as recomendações e apontamentos”, frisou Maluf.
A presidente do CRO, Wânia Christina Figueiredo Dantas, destacou que o atendimento odontológico também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, exige atenção do Poder Público. Segundo ela, o levantamento feito no ano passado é apenas o início do trabalho que será desenvolvido em parceria com o TCE-MT.
“A população não tem para onde ir, ela precisa do apoio e cobrança dos órgãos competentes para ter acesso à assistência odontológica. Então, fizemos um planejamento estratégico e realizamos a maior fiscalização de todos os tempos no Conselho. Com esse pente fino da saúde bucal no estado verificamos como estão as estruturas, se o material está chegando e quais as condições de trabalho que esse dentista pode oferecer à população”, finalizou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!