O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, entregou a arrecadação do órgão para a campanha IWIRC Solidário, destinada à Casa de Amparo de Cuiabá, nesta quarta-feira (2). A iniciativa, promovida pela IWIRC Brasil em parceria com o Instituto Mario Cardi Filho, tem como objetivo apoiar mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social na Capital.
"É uma satisfação para o Tribunal de Contas de Mato Grosso poder contribuir com uma iniciativa tão nobre como a campanha IWIRC Solidário. Sabemos da importância de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte e oportunidades para uma vida digna. A solidariedade e a responsabilidade social são valores que devemos cultivar sempre, e essa parceria reforça nosso compromisso com a sociedade cuiabana”, salientou o presidente.
Presente na entrega, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, ressaltou a necessidade de ações concretas para combater a violência doméstica. "O combate à violência contra a mulher não pode ficar apenas no discurso, é preciso agir. E é isso que o Tribunal de Contas está fazendo: agindo. Agradeço essa doação, que fará diferença na vida de muitas mulheres. A Casa de Amparo precisa de todo apoio possível, e ações como essa demonstram um verdadeiro compromisso com a causa", afirmou o prefeito.
No TCE-MT, o “Dia D” de arrecadação foi organizado pela auditora pública Simony Jin, coordenadora da Auditoria Operacional sobre Violência Contra a Mulher, com apoio da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas. “Agradeço a oportunidade de poder participar dessa campanha muito importante em prol das mulheres vítimas de violência doméstica e o apoio irrestrito do presidente do TCE-MT e do secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas. Eu vejo que o Tribunal cada vez mais tem contribuído com essas políticas públicas voltadas para as mulheres.”
Idealizador do Instituto Mario Cardi Filho, Ussiel Tavares da Silva Filho, também destacou a relevância da união de esforços entre entidades para combater a violência contra a mulher. Segundo ele, a articulação entre o Poder Público e a sociedade civil é essencial para garantir que iniciativas como essa tenham impacto efetivo.
Representante da IWIRC Brasil em Mato Grosso, Aline Birini, pontuou que a ação só foi possível graças a união de todos, agradeceu especialmente ao Instituto Mario Cardi Filho e ao TCE-MT pela parceria e reforçou que a Casa de Amparo precisa constantemente de todo tipo de produto, roupas, sapatos, acessórios, maquiagens — novos ou seminovos.
IWIRC Brasil e Instituto Mario Cardi Filho
A IWIRC Brasil é a seção brasileira da International Women’s Insolvency & Restructuring Confederation, entidade global que reúne mulheres das áreas de insolvência, recuperação judicial e reestruturação. Além da atuação técnica, a organização promove ações sociais como o IWIRC Solidário, voltadas ao apoio de mulheres em vulnerabilidade e à sua reinserção social e econômica.
Já o Instituto Mario Cardi Filho foi criado com o objetivo de desenvolver atividades culturais, artísticas, jurídicas, educacionais, sociais, beneficentes, dentre outros. Mário Cardi Filho, advogado, amigo e sócio de Ussiel, faleceu vítima de câncer, razão pela qual o Instituto desenvolve atividades de assistência social, com foco especial no atendimento a pessoas portadoras de câncer, a fim de prestar esclarecimentos sobre os seus direitos e adoção de medidas judiciais e extrajudiciais para o exercício desses direitos.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!