O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, a partir das 8h30 da próxima quinta-feira (10), o treinamento do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Em 2025, será realizado o quarto ciclo do Programa, que avalia o nível de transparência dos portais de informações dos órgãos públicos de todo país.
O treinamento, que é voltado a servidores das unidades de controle interno e responsáveis pela administração dos portais transparência dos Poderes, órgãos e entidades de toda a administração pública estadual e municipal de Mato Grosso, será transmitido pelo canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2). Clique aqui para se inscrever.
O Programa possui metodologia padronizada nacionalmente e conta com três etapas: autoavaliação, de responsabilidade da própria unidade gestora; validação dos portais que alcançarem níveis de qualidade certificáveis, de responsabilidade dos tribunais de contas (acima de 75% dos 124 critérios); divulgação dos resultados pelo Radar de Transparência Pública, de responsabilidade da Atricon.
Em Mato Grosso, em 2024, houve um aumento de 53% no número de portais de órgãos públicos que alcançaram nível de qualidade superior a 75% dos 124 critérios de avaliação. Das 288 unidades gestoras avaliadas, 69 foram certificadas com os selos de qualidade Diamante, Ouro e Prata.
O PNTP é liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), TCE-MT e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
Segundo o coordenador nacional do Programa e ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, o treinamento capacitará os controladores internos e responsáveis pelos portais de transparência sobre os requisitos e procedimentos de autoavaliação. “Nosso objetivo, além de monitorar a existência desses portais, é fomentar a melhoria contínua da transparência na gestão pública. É fundamental consolidar essa cultura.”
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!