UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

POLITICA

TCE-MT recebe contas do Governo do Estado e autoriza publicação de editais do BRT

Por Secom TCE/MT
Publicado em 03-04-2025 às 08:50hrs
O governador Mauro Mendes esteve no TCE-MT para entregar ao conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, as contas anuais do Governo do Estado referentes ao exercício de 2024.
TCE-MT recebe contas do Governo do Estado e autoriza publicação de editais do BRT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu do governador Mauro Mendes as contas anuais do Governo do Estado referentes ao exercício de 2024. Durante a entrega, realizada nesta quarta-feira (2), o presidente também autorizou a publicação de editais para a contratação de empresas responsáveis pela continuidade das obras do BRT em Cuiabá.

“Como sempre, o Tribunal vai fazer um trabalho técnico e responsável de análise das contas, porque nosso compromisso é zelar pela correta aplicação dos recursos públicos. Como mato-grossense, espero que os resultados de 2024 sejam ainda melhores que os de 2023. Já reconhecemos que o atual governo apresenta indicadores diferentes de administrações anteriores”, afirmou Sérgio Ricardo.

Na ocasião, o governador destacou o cumprimento dos índices constitucionais e a manutenção da nota A junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Também ressaltou o elevado patamar de investimentos registrado no sexto ano de mandato, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. “Reafirmamos nosso compromisso com a gestão fiscal e a responsabilidade administrativa”, pontuou.

O cenário positivo, segundo Mauro Mendes, também contou com a contribuição do TCE-MT. “O Tribunal tem sido parceiro na construção de soluções importantes para o Estado. Não apenas como fiscalizador das contas, mas como agente comprometido com o desenvolvimento”, acrescentou o governador.

As contas anuais do Governo do Estado referentes ao exercício de 2024 estão sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim.

Obras do BRT

Em março, o TCE-MT já havia dado aval ao acordo de rescisão consensual com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, diante de atrasos e falhas na implantação do modal. Desde então, o presidente Sérgio Ricardo vem cobrando agilidade na retomada dos trabalhos. Ele defende que as frentes de serviço atuem em três turnos e também aos fins de semana, para garantir a conclusão dentro do novo prazo.

“Se o modelo anterior não deu certo, vamos buscar empresas com capacidade real de concluir essa obra. Empresas grandes, estruturadas, com força técnica e operacional. O Tribunal não vai mais aceitar atrasos, paralisações ou descumprimento dos cronogramas. O BRT precisa ser finalizado com urgência”, reforçou o presidente ao autorizar a retomada do processo de contratação.

Para garantir o andamento da obra, Sérgio Ricardo designou um grupo de auditores que irá monitorar permanentemente o andamento físico e financeiro da construção. “Essa obra tem que terminar, no máximo, até janeiro de 2026. Vamos exigir três turnos, trabalho nos fins de semana e estrutura para garantir eficiência. O Tribunal vai acompanhar de perto e cobrar resultados”, afirmou.

De acordo com Mauro Mendes, as contratações terão início ainda nesta semana. “Formulamos e encaminhamos à área técnica do TCE um pleito sobre essa questão e agora o presidente já autorizou que publiquemos e iniciemos imediatamente a contratação dos novos trechos, conforme o modelo proposto pelo Governo. Caso haja necessidade de ajustes, faremos depois. Com base na confiança entre as instituições, já nesta semana vamos iniciar as publicações das novas contratações”, afirmou.

A reunião também contou com a participação do vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf; do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar; do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo; do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; e do titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais