A pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá segue em alta, registrando aumento significativo de 2,6% em agosto sobre o mês anterior e atingindo 110,5 pontos. Está foi a terceira alta consecutiva observada na pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que também mostra estar 13,10% acima do registrado em agosto de 2023.
No subíndice que avalia a Perspectiva de Consumo, verificou-se um aumento mensal de 2,3% sobre julho. Ao serem questionados sobre a perspectiva de consumo para os próximos seis meses, 42,3% dos respondentes da pesquisa acreditam que o consumo será maior e 53,5% acreditam que a expectativa profissional será positiva, mesmo o componente Perspectiva Profissional apresentando variação negativa de 1,2%, o único com recuo.
Outros subíndices registraram aumento no mês, como o Momento para Duráveis (5,6%), o Nível de Consumo Atual (4,5%), a Renda Atual (4%), a Perspectiva de Consumo (2,3%), o Emprego Atual (1,7%) e a Compra a Prazo (1,4%).
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou as possíveis causas para a elevação dos indicadores apresentados na pesquisa de agosto. “Observa-se que a capacidade de consumo atual e a curto prazo das famílias se mostram positivas para a capital, o que pode estar atrelado à visão otimista da renda e do emprego atual”.
Para o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o que ajuda a explicar tal condição pode ser verificada na pesquisa da CNC, onde, na comparação anual, 53,1 % afirmaram estar mais seguros com a situação atual de emprego e 56,3% responderam que a renda atual está melhor.
Wenceslau Júnior afirmou, ainda, que “na avaliação dos últimos doze meses, o índice atual recebe destaque com a maior pontuação vista, apontando para um cenário de consumo impulsionador, o que favorece as atividades do comércio em Cuiabá, sobretudo para este segundo semestre”.
Além disso, ainda conforme análise do IPF-MT, a capital mato-grossense completa um ano do índice acima dos 100 pontos, marco que na avaliação das famílias indica satisfação para consumir. Além disso, a capital mato-grossense apresenta resultados superiores à média nacional, que vem de seis meses consecutivos de recuos e, agora, registrou aumento de 0,7% em relação ao mês de julho.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!